Do ATUAL
MANAUS – O projeto de lei que proíbe o uso de celular em sala de aula foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (30). A proposta ainda será analisada na Comissão de Constituição e Justiça.
Conforme o projeto, a proibição vale também no recreio e nos intervalos entre as aulas para todas as etapas da educação básica. O uso do aparelho será liberado somente para trabalhos pedagógicos orientados pelo professor.
Apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS), a proposta tramita na Câmara desde 2015. A proibição é para “proteger crianças e adolescentes e prevenir futuros problemas individual e social”, alegou o relator Diego Garcia (Republicanos-PR).
O porte dos aparelhos eletrônicos no ambiente escolar será liberado apenas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Também está incluído no projeto a instalação de espaço nas escolas para acolhimento e alunos e professores com problemas psicológicos decorrente do uso excessivo de telas e nomofobia – medo ou ansiedade pela falta do uso de celular.
Além disso, as redes de ensino deverão oferecer treinamentos periódicos para a detecção, prevenção e abordagem de sinais sugestivos de sofrimento psíquico e mental, e efeitos danosos do uso imoderado das telas e dispositivos eletrônicos portáteis pessoais, incluindo aparelhos celulares.