
Do ATUAL
MANAUS – O senador Omar Aziz (PSD-AM) participou, nesta segunda-feira (28), com o prefeito de Manaus, Davi Almeida (Avante), da entrega USF (Unidade de Saúde da Família) Walid Aziz, nome do irmão mais novo do senador, morto durante a pandemia de Covid-19. A unidade de saúde está localizada na comunidade parque Mosaico, zona oeste.
A USF conta com 1.200 metros quadrados de área construída e vai ofertar aos usuários todos os serviços da Atenção Primária à Saúde, incluindo consultas médicas em clínica geral, de enfermagem e de odontologia, vacinação, planejamento reprodutivo, exames, acompanhamento da hipertensão e diabete, dispensação de medicamentos, entre outros.
Sem citar o valor da obra, o prefeito David Almeida disse que a construção da USF Walid Aziz foi realizada com verbas enviadas pelo senador Omar Aziz.
“O Omar nem sabe, ele ajuda muito a prefeitura, mas os recursos que fizeram possível a construção desse empreendimento, dessa unidade, foram oriundos das suas emendas, Omar. Muito obrigado”, disse o prefeito David Almeida.
O senador Omar Aziz falou sobre a importância da Atenção Básica de saúde. “Quando a gente consegue, através da atenção básica, detectar uma doença, ela custa mais barato para o Estado brasileiro. Quando ela é tratada no início, a gente futuramente não vai precisar internar uma pessoa em uma UTI ou ter um custo maior para tratar essa pessoa”, disse.
Omar disse que as unidades básicas de saúde de Manaus fecham às 17h porque, segundo ele, falta Segurança Pública. “Muitas vezes tem que fechar 17h a atenção porque não tem polícia para cuidar, não tem segurança para dar. Mas isso vai acabar, David [Almeida] porque ninguém vai dar flores para bandido, nós vamos fazer o enfrentamento”, disse.
“Se uma pessoa às vezes passa mal, ela não tem o atendimento, não é porque o profissional de saúde não quer, é porque ele não tem segurança para trabalhar, essa é a verdade”, concluiu o senador.