Do ATUAL
MANAUS — Manaus e outras três cidades do Brasil podem registrar novos recordes de calor em 2024. A alta temperatura é causada por uma massa de ar quente e deve alcançar 39°C no domingo (15), segundo o Climatempo.
É a mesma temperatura registrada na quarta-feira (11), recorde na capital amazonense. Combinado à alta umidade típica da região, o calor será ainda mais intenso, o que deve causar desconforto aos manauaras.
Além da capital amazonense, São Paulo, Goiânia e Brasília são as cidades que podem ter temperaturas históricas. A massa de ar quente, que tem elevado a temperatura, permanece sobre essas regiões.
A aproximação de uma nova frente fria causará um fenômeno conhecido como “efeito pré-frontal”, que tende a intensificar o calor antes da chegada da massa de ar fria. Esse fenômeno ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil.
Na capital paulista, a previsão é de 35 °C neste sábado (14) superando o recorde anterior de 34,7 °C. O ar seco e a ausência de frentes frias contribuem para a manutenção do calor intenso.
Em Goiânia, que registra temperaturas elevadas, o calor também deverá ser recorde no domingo. O Climatempo estima 39°C, maior que os 38,9°C anterior. A baixa umidade do ar e a forte atuação do sol tornam a sensação térmica ainda mais extrema.
Para Brasília, no Distrito Federal, a previsão é de 34 °C, superando o recorde anterior de 32,8 °C. A região sofre com os impactos das queimadas, que agravam o calor e dificultam a dispersão da fumaça, aumentando a sensação de abafamento.