
Do ATUAL
MANAUS – O Festival Folclórico de Parintins gerou 1.068 operações aeroportuárias entre Manaus e o município a 365 quilômetros da capital de 19 de junho a 2 de julho. O número é maior do que o registrado em 2024, quando ocorreram 979 atividades, segundo registrou o Cindacta IV (Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo).
Operações aeroportuárias incluem voos, pousos, decolagens, manobras, embarques e desembarques. Em termos mais amplos, o movimento aéreo também engloba o controle do tráfego aéreo e a gestão do fluxo de aeronaves.
Segundo o Cindacta, foi mobilizada uma equipe técnica e operacional de 38 pessoas que trabalhou em uma escala ininterrupta com turnos de 12 horas para garantir 24 horas de proteção da região aérea.
“É um orgulho perceber que a gente tem profissionais de alto gabarito no comando da Aeronáutica para cumprir uma missão tão nobre, representando a Força Aérea Brasileira e entregando à sociedade amazonense um controle de tráfego aéreo seguro”, disse o tenente-coronel da Aeronáutica Luiz Mário de Arruda.
O Cindacta IV é responsável pelo controle e proteção do espaço aéreo de toda a Região Norte. O controle do espaço aéreo é feito em Manaus que controla o voo desde a saída do aeroporto até a chegada em Parintins.