Do ATUAL
MANAUS – O volume intenso de chuvas atrasa a pavimentação de trecho da rodovia BR-174 na reserva indígena Waimiri-Atroari, no Amazonas, afirma o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
No trecho dentro da terra indígena, buracos e lama tomam conta da estrada. Após a reserva, o asfalto está em ótimas condições.

O Dnit afirma que o trecho da BR-174 que passa pela terra Waimiri-Atroari está coberto por contrato emergencial para recuperação dos pontos críticos. O orçamento previsto é de R$ 47 milhões.
“A extensão do trecho da reserva é de 47 quilômetros. Ao todo, serão recuperados aproximadamente 19 quilômetros de pontos críticos, com a execução de reciclagem e novo revestimento asfáltico”, informou a autarquia em nota ao ATUAL.
De acordo com Dnit, os serviços começaram em janeiro. “Entretanto, o volume intenso de chuvas tem atrasado a execução dos serviços, mas a empresa encontra-se mobilizada para dar continuidade assim que as condições climáticas forem favoráveis”, diz.
A autarquia acrescenta que não há resistência dos indígenas em pavimentar o trecho e que o Departamento consulta a comunidade regularmente.
A lama e os buracos – a poeira encobre a passagem de veículos quando o barro está seco – atrasa em duas horas a viagem de veículos leves entre Manaus e Boa Vista. Ônibus de passageiros levam 12 horas para completar os 662,82 quilômetros entre as duas capitais. No caso de carretas, com paradas obrigatórias, são entre 13 e 14 horas.
