
Do ATUAL
MANAUS – A chuva no início da tarde deste domingo (5) em Manaus causou alagamentos em vários pontos da cidade. Também houve desabamento de casas, queda de árvores e parte de telhas voando com a força dos ventos.
O prefeito de Manaus, David Almeida, informou em um vídeo no Instagram que choveu mais do que o dobro esperado na capital amazonense. “Choveu na cidade de Manaus 49 milímetros. O esperado era de 10 a 20 milímetros. Quase o dobro da média que era esperado, por tanto, causaram problemas de alagamentos em alguns bairros, transbordamento de bueiros e de igarapés, queda de árvores”, disse.
Nas redes sociais, um vídeo mostra uma árvore tombada e fechando a passagem de veículos no Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz, na zona centro-oeste.
O prefeito David Almeida informou que durante a chuva houve desabamentos de casas. “Temos também lá no bairro do Zumbi [zona leste] uma ocorrência do desabamento de uma casa e também no Canaranas [zona norte], onde já estamos com as nossas equipes da Defesa Civil, da Seminf e também da Semulsp”, disse.
Em nota, Prefeitura de Manaus informou que as chamadas de ocorrências durante a chuva foram dois desabamentos (zonas sul e leste); um risco de desabar na zona sul e uma erosão na zona centro-oeste.
Escola danificada
A direção do IEA (Instituto de Educação do Amazonas) enviou comunicado aos pais informando que a chuva danificou parte do forro da secretaria e do corredor do segundo pavimento do prédio.
“Uma equipe do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Educação e Desporto Escolar acompanhou a ocorrência e já está realizando o levantamento necessário para os reparos emergenciais, além de serviços de manutenção hidráulica do prédio”, diz o comunidado
A direção do instituto também informou que “por segurança e para garantir que todos os reparos sejam concluídos adequadamente, as aulas estarão suspensas nesta segunda-feira, dia 06/10.”
Alagamentos e transbordamentos
Em vários pontos da cidade foram registrados alagamentos de ruas e transbordamentos de bueiros. Apesar dos transtornos, não houve registro de vítimas.
No Centro de Manaus, na avenida Getúlio Vargas, onde era realizado o evento faixa liberada, a água tomou conta da rua e arrastou um banheiro químico. A rua Lobo D’Almada ficou intrafegável por conta da inundação. Carros que estavam estacionados na rua ficaram cobertos pela água.

No bairro Praça 14, na comunidade do Beco Airão, a forte chuva inundou casas e destruiu uma ponte de madeira construída na entrada do beco para a passagem de pedestres. Uma parte da ponte foi retirada pelos moradores, pois não havia mais condições de trafegar por ela.

Na zona sul, nas proximidades da Base Aérea de Manaus, pedaços de telhas foram vistas voando com a força do vento. No momento estava acontecendo uma exposição de aeronaves e havia vários visitantes no local. A entrada era aberta ao público.

Em nota, a FAB informou que ninguém ficou ferido. Veja a nota
“Senhor(a) jornalista,
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), informa que, neste domingo (05/10), durante a realização do evento Domingo Aéreo, na Base Aérea de Manaus (BAMN), um forte temporal atingiu a região, ocasionando a queda de telhas em área do pátio operacional.
Imediatamente, o público foi direcionado para locais seguros, e não houve registro de feridos. As equipes de saúde e de apoio, compostas por mais de 500 militares previamente treinadas para situações emergenciais, atuaram de forma preventiva, garantindo a segurança de todos os visitantes.
Atenciosamente”
Foram registradas também alagações em feiras recém reformadas na capital amazonense. A Feira do São Francisco, na rua General Carneiro com a rua Clarindo de Queiroz, foi tomada pela água. Parte do forro ficou danificada. O mesmo aconteceu na Feira do São Jorge, na rua 1° de Maio.
