Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – O empresário Ralph Assayag, presidente da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), pediu que as autoridades atuem a tempo de evitar a proliferação de ‘cracolândia’, área dominada por consumidores de crac, no Centro Histórico de Manaus.
“Esse apoio que estamos pedindo é para que a gente desse uma melhorada nessa área, porque o Centro está fechando”, disse Ralph em pronunciamento na CMM (Câmara Municipal de Manaus) na manhã desta quarta-feira (8) .
Assayag citou dois locais onde há mais concentração de dependentes químicos: Praça dos Remédios e Praça da Matriz. Na Matriz, segundo o empresário, foram identificadas aproximadamente 40 pessoas “que já estão totalmente em ‘estado de zumbi'”, sob efeito permanente da droga.
De acordo com o empresário, essas pessoas estão espantando a clientela das lojas do Centro “pela forma como chegam, muitas vezes com terçado, com agressões”, além da sujeira ocasionada pelas necessidades despejadas no calçadão e ruas.
O empresário afirmou que na Avenida Lourenço Braga, também conhecida como Manaus Moderna, transitam em média 5 mil pessoas diariamente. E essas pessoas estão vulneráveis a outro ponto de consumo de crac, na Praça dos Remédios, popularmente chamada de “Escadaria dos Remédios”.
Ralph Assayag disse que na área central, onde ficam os terminais de ônibus, no entorno da Igreja Matriz , “descem de 70 mil a 80 mil pessoas por dia e 35 mil são pessoas que trabalham no grande Centro e as demais vão fazer compras”.
Ralph Assayag também citou atuação de integrantes de facção criminosa na Avenida Joaquim Nabuco. “Drogas, tráfico pesado, armamento pesado. A ação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle, da Polícia Militar) já apreendeu 1,2 tonelada de droga e armamento pesado na área”, disse.
Monitoramento
O presidente da CDL disse que a entidade mantém encontros semanais com quase 40 secretarias, tanto do Estado como da Prefeitura, no CICC. Na pauta, o monitoramento de uma área na região central da cidade que começa na Avenida Sete de Setembro e vai até o Porto de Manaus.
As ações dos CICC em conjunto com as secretarias identificou moradores de rua em toda a área central da cidade. Assayag disse que pediu ao governador Wilson Lima (União Brasil) a construção de um albergue para abrigar essas pessoas.
“Muitos deles estão dormindo na frente dos hotéis, pois eles sabem que tem segurança, porque os hotéis funcionam 24 horas”, disse. De acordo com Assayag, o grupo de trabalho identificou nome, problemas e condições de todos os moradores de rua.
O comércio do Centro representa 35% do faturamento dos lojistas, mais do que o de todos os shoppings de Manaus, afirmou Assayag.
A estrutura da antiga penitenciária Raimundo Vidal Pessoa deveria ser aproveitada para a construção de um Caps ad tipo IV justamente por se tratar de uma área de cena de consumo. Mas, infelizmente as autoridades negligenciam a saúde mental e o crescimento da epidemia de drogas. Vão transformar em mais um museu com o mesmo acervo repetido de outros museus daqui. Cultura é importante, mas um caps naquela área é mais urgente.
Eu ainda fico com o projeto do Márcio Souza, escritor, que sonhava em recuperar o edifício e instalar o MIS – Museu da Imagem e do Som. Seria o 3° do Brasil e uma alternativa para a cultura do estado.
O Centro Histórico de Manaus, uma área de aproximadamente 40.000 M2, onde movimenta cerca de 40% dos recursos da capital, região tombada e controlada por diversos órgão públicos está morrendo por abandono do Executivo, inoperância do Legislativo e incompetência do judiciário, uma vergonha.
A mais de 20 anos que a SSP classifica a região com área vermelha. O trafico domina a região, a polícia não consegue acabar ou afastar dessa região crimes básico comuns, migram de bandido para bandido e até de facção para facção. A incompetência é total.
Os projetos estão ativo em Manaus para ajudar essas pessoas. Não se Deve só pensar em vender, ter lucro. Mais se resolverem ajudar os moradores de rua, dando oportunidade de sair dessa vida. Tenho certeza que tudo vai melhorar! Reuniam os projetos de Manaus que trabalham com dependente químico, com certeza isso não dar voto. Cadê os governantes e prefeitura. ??
Na verdade a gestão estadual é a municipal não estão interessadas nos problemas nossos (lojistas),estão interessados apenas na arrecadação dos impostos que pagamos,não temos benefício algum pelos impostos que pagamos,moradores de ruas fazem suas necessidades nas frentes da lojas, pessoas drogados por todos os cantos,esgotos abertos pelas calçada,calçadas quebradas,cheias de buracos e ninguém faz absolutamente nada.Mas os impostos chegam para todos pagarem,mas os lojistas não tem o direito de estacionarem seus carros próximo de suas lojas,pois os agentes do Zona Azul não permitem,empresários são tratados como indigentes por aqueles que recebem seus altíssimos impostos.
Excelente ideia! Melhor comentário que vi por aqui.
Isso deveria ser prioridade para as autoridades, ser tratado com seriedade, não fazer lobby com facção. Além do pode coercitivo de polícia, em parceria com as secretárias de Saúde, pois dependência química é uma doença, questão de saúde pública. Precisa ser construído albergue, e também Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Pelo visto tanto o gestor Municipal como Estadual, estão com outras prioridades, Manaus afundando nas facções
Sobre a antiga penitenciária, acho que deveria ser transformada em um pronto socorro para atendimento de pequenos acidentes tipo doméstico e com vacinação, por exemplo de atitetanica, antirrábica e para picadas de animais peçonhentos. Não existe um atendimento assim de urgência em Manaus, é muito importante esse tipo de serviço. Eu passei por essa situação e foi muito difícil encontrar atendimento e voltei para casa, um absurdo isso.
Boa tarde, gostei sr. Ralph pela iniciativa, albergue eh uma boa ideia e restaurar a penitenciaria também eh boa Alessandra.
Mas srs governantes ñ esqueçam de restaurar o centro de Manaus, como: rua Marcilio Dias, Marechal Deodoro, Guilherme Moreira, Henrique Martins e todas as adjacências….pensem…
MEUS SENHORES , PRIMEIRAMENTE QUERO DIZER-LHES QUE AOS MEUS 71 ANOS EM MANAUS , NUNCA TESTEMUNHEI TANTA FALTA DE VERGONHA E ESCRÚPULO DE NOSSOS GOVERNANTES, EM PERMITIR A EXISTÊNCIA DE UM PODER PARALELO DO CRIME ORGANIZADO EM NOSSA CIDADE , INTERFERINDO ( pra não dizer decidindo) , O QUE DEVE OU O QUE NÃO DEVE SER FEITO PELAS AUTORIDADES PÚBLICAS!! ISTO SEM CONTAR COM AS ” EMENDAS PARLAMENTARES ” ( $$$$$) , DESVIADAS A LUZ DO DIA E AO CÉU ABERTO POR POLÍTICOS DE NOSSA REGIÃO!!
MAS COMO SEMPRE ACONTECE , AS PALAVRAS DE UM CIDADÃO QUALQUER NÃO TEM EFEITO NENHUM, MAS FICA AQUI , MEU REPÚDIO , MINHA RECLAMAÇÃO E INDIGNAÇÃO. NÃO APENAS POR SER CIDADÃO BRASILEIRO , MAS COMO PAI DE FAMILIA E AVÔ, QUE JAMAIS GOSTARIA DE CHEGARMOS NA SITUAÇÃO QUE CHEGAMOS . AFINAL , VIVEMOS EM UMA CIDADE QUE TEM TUDO PARA SER UMA DAS MELHORES DO PLANETA , NO MEIO DA MAIOR RESERVA FLORESTAL DO PLANETA , COM A MAIOR RESERVA DE ÁGUA DO PLANETA. SOMOS UMA COMUNIDADE FEITA DE HOMENS E MULHERES GUERREIRAS QUE NÃO MEDIMOS ESFORÇOS APESAR DAS INTEMPÉRIES DE NOSSO CLIMA , MAS O ” CÂNCER ” DA CORRUPÇÃO TEM CORROÍDO NOSSOS VALORES EM TODOS OS ASPECTOS !!
====>> DEUS SALVE O AMAZONAS <> DEUS SALVE NOSSO BRASIL <<===
Lamentável ter que admitir que todo esse abandono é pura verdade! Manaus é o único lugar no Brasil onde o centro é o pior local para ser visitado.