Do ATUAL
MANAUS – A escolha do Centro Educacional de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves, o Ceti – Parintins, para a realização da eleição da diretoria do Boi Garantido, marcada para domingo (24), preocupa diretores do Boi Caprichoso. O local fica ao lado do galpão de alegorias do boi azul e branco, que abriga módulos alegóricos contendo materiais altamente inflamáveis.
De acordo com a direção do Caprichoso, em um clima quente como o da região, qualquer faísca, seja ela originada por um cigarro, fogos de artifício ou até mesmo garrafas de bebida, pode desencadear um incêndio de grandes proporções.
Ainda segundo a direção do boi azul e branco, incidentes semelhantes já ocorreram no passado, como o incêndio em 20 de outubro de 2020, que foi resultado do uso de fogos de artifício, conforme investigação da Polícia Civil.
Na eleição, os sócios da agremiação vermelha e branca irão escolher o próximo presidente e vice-presidente, e os membros do conselho fiscal e conselho de ética. Em Manaus, a eleição vai ocorrer no Sambódromo.
O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, expressou preocupação com as alegorias em Parintins. “Compreendemos que as eleições podem ser momentos de grande emoção e tensão, e há o risco de que os ânimos se exaltem e as estruturas alegóricas e o galpão do Caprichoso pode ser o maior prejudicado nessa situação, tanto em termos de segurança quanto na preservação de seu patrimônio histórico e cultural”, disse Amoedo.
O presidente do Caprichoso sugeriu que a agremiação vermelha e branca faça a eleição em São José Operário, Waldemar Pedrosa, São Francisco, Ryota Oyama ou até mesmo no próprio curral.
“A rivalidade entre os bois é uma tradição importante em Parintins, mas deve ser mantida de forma responsável, preservando a segurança e o patrimônio histórico e cultural das duas agremiações”, disse Rossy Amoedo.
Procurado pela reportagem, o presidente interino do Boi Garantido, Adson Silveira, afirmou que “não há motivos para preocupação”. “É a segunda vez que a eleição ocorrerá no Ceti e não vejo problemas porque nossos associados estão ali para exercer a democracia e o direito que lhes assegura o estatuto”, disse Silveira.
Ainda de acordo com o presidente, as eleições do Boi Garantido estão sendo planejadas há mais de 40 dias e a escolha do Ceti – Parintins “se deu por ser um local que pode comportar o número de sócios além de ser confortável as 15 salas utilizadas darão celeridade ao processo de votação”.