O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Candidatos dançam, literalmente, nas redes para atrair o eleitor

18 de agosto de 2022 Política
Compartilhar
dancinhas
Candidatos investem em coreografias acompanhadas das músicas de campanha (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)
Selo Eleições 2022
Por Iolanda Ventura, da Redação

MANAUS – Candidatos no Amazonas dançam, literalmente, conforme o jingle. As “dancinhas” no estilo Tik Tok são parte da estratégia para chamar a atenção do eleitor. Nas redes sociais, apresentam coreografias acompanhadas das músicas de campanha em cenários conhecidos em Manaus como a praia da Ponta Negra e praças no Centro Histórico.

Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição ao Senado, divulgou no Instagram vídeo em que jovens ensinam uma dança. A coreografia é acompanhada do funk “Desenrola Bate Joga de Ladinho”, do grupo musical Os Havaianos, que fez sucesso no Tik Tok e Reels do Instagram. A letra da música foi alterada para incluir o número do candidato, inserido também nos passos ensinados.

Wilson Lima (União), candidato à reeleição a governador do Amazonas, também usa as coreografias para divulgar o número da urna eleitoral. O vídeo de apenas 30 segundos ensina uma coreografia simples e repetitiva. Ao final inclui uma narração com a voz eletrônica do Google, recurso comum em vídeos do tipo.

O senador Eduardo Braga (MDB), candidato a governador, arrisca o primeiro passo da dança no Twitter. A coreografia combina passos do clipe “Ta Tranquilo Ta Favorável”, de MC Bin Laden, que fez sucesso em 2017, e outros usados por fãs da banda “Os Barões da Pisadinha”.

Adail Filho (Republicanos), ex-prefeito de Coari e candidato a deputado federal, é familiarizado com as dancinhas. Antes de oficializar a candidatura para as eleições 2022, Adail já usava os vídeos coreografados com músicas que estavam em alta no Tik Tok e Instagram como estratégia de campanha quando apoiou Keitton Pinheiro, eleito prefeito de Coari em 2021.

Acompanhado ou sozinho, Adail costuma alimentar as redes sociais com vídeos desse tipo em uma espécie de quadro semanal, o “#sextou”.

O cientista político Helso Ribeiro afirma que usar tendências das redes sociais é algo visto em eleições anteriores para atrair o público em geral. Helso afirma que a cada eleição há um renovação de acordo com o hit do momento.

“Eu não vejo com estranheza o uso desse tipo de recurso. Eu penso que é uma estratégia de marketing. Eu só lamento que em muitas ocasiões esse tipo de comportamento supere em tempo o momento que o político teria que estar mostrando o plano de governo para que a população tivesse consciência de quem em vai votar”, criticou.

O cientista político explica que o eleitorado é heterogêneo e por isso estratégias como essa geram opiniões diferentes. “Eu, particularmente, acredito que essa estratégia de marketing pega um público. Isso tem estudos, senão eles não fariam. Agora, se um dia for cobrir a eleição no Canadá, Alemanha, França, Japão, qualquer país democrático tradicional eles riem quando veem a propaganda brasileira”, disse.

Notícias relacionadas

Redes sociais democratizaram debate público, mas disseminam desinformação, diz Barroso

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

Prefeitura repassará R$ 348,4 milhões à Câmara Municipal este ano

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

Suplente de Alcolumbre é indiciado pela PF por associação criminosa e corrupção

Assuntos candidatos do amazonas, Dancinhas, Eleições 2022, Jingle, TikTok
Redação 18 de agosto de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Meta Instagram e Facebook
Negócios

Conteúdo jornalístico: Austrália planeja taxar Meta, Google e TikTok

2 de maio de 2026
Política

Jingle de Flávio Bolsonaro chama terceira via de ‘sequelada’ e diz que Centrão ‘cai do cavalo’

23 de março de 2026
Trabalhador ganhou indenização por ter acidente exposto no TikTok (Foto: TRT-11/Divulgação)
Dia a Dia

Governo aumenta faixa etária para acesso a conteúdos em 8 redes sociais

18 de março de 2026
Agentes federais recolhem documentos no Banco Master: nova fase da Operação Compliance Zero (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Política

Envolvidos no caso Master são rejeitados por 38% para cargo eleitivo, mostra pesquisa

12 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?