O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Braga rejeita emenda para dividir fundo do AM com outros estados

8 de novembro de 2023 Política
Compartilhar
Eduardo Braga propôs a Cide para substituir imposto seletivo em relação à ZFM (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Eduardo Braga rejeitou emenda de senador de Roraima (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – O relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB), rejeitou a emenda proposta pelo senador Hiran Gonçalves (Progressistas-RR) para estender a outros estados da região Norte o Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas, que visa compensar as perdas do estado com as mudanças no sistema tributário brasileiro. O texto está sendo analisado no plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (8).

Braga afirmou que o fundo tem “objetivo específico e diretamente ligado à Zona Franca Industrial, e não às área de livre comércio”. Conforme o relator, o FDR (Fundo de Desenvolvimento Regional), previsto no texto, contempla os demais estados da região Norte.

Além disso, o relator disse que acolheu emenda que estendeu às áreas de livre comércio a utilização da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), criada para manter a competitividade da ZFM (Zona Franca de Manaus). Com a contribuição, produtos ao redor do país que também são fabricados na ZFM e nas áreas de livre comércio serão taxados.

O Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas foi proposto quando a PEC tramitava na Câmara dos Deputados e foi mantido pelo relator no Senado.

A medida foi solicitada pelos deputados e senadores da bancada amazonense e pelos representantes do governo estadual. Os representantes do Amazonas alegaram que o Amazonas, por ser um estado exportador, em razão da ZFM, irá perder arrecadação com a cobrança dos impostos no destino e não mais na origem, como atualmente ocorre no país.

Ao analisar a proposta de estender o fundo a outros estados, Braga considerou “legítimo” que os parlamentares da região Norte busquem manter o diferencial competitivo assegurado à Zona Franca e às áreas de livre comércio. Ele disse que esse foi o propósito da criação do fundo.

No entanto, segundo Braga, foi também com base no princípio da redução das desigualdades sociais que se criou, na PEC 45, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, cuja previsão de recursos foi elevada pelo relator. “Esse instrumento concorre para a redução das desigualdades regionais que marcam o país”, disse Braga.

“Ocorre que o Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas foi proposto com objetivo específico e diretamente ligado à Zona Franca Industrial e não às área de livre comércio”, completou o relator.

Braga lembrou que a Zona Franca de Manaus, criada em 1967, concentra-se, hoje, no setor industrial, e o Polo Industrial de Manaus alcançou um faturamento de R$ 196 bilhões em 2022.

“São cerca de 95 mil empregos concentrados em Manaus, cuja população é de pouco mais de 2 milhões de habitantes. Esses dados fornecem uma ilustração da dimensão da Zona Franca e de sua relevância para a economia do Amazonas”, afirmou Braga.

“É inegável que a complexidade econômica e social da Zona Franca é incomparável com qualquer outra zona econômica especialmente existente no país”, completou o relator.

Conforme Braga, os estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima já estão atendidos. “Não obstante, acolhemos a emenda 713 do senador Messias de Jesus para estender a utilização da Cide às áreas de livre comércio”, afirmou o senador.

Notícias relacionadas

BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro lidera em rejeição; Lula aparece em seguida

Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro 43%, no 2º turno, aponta BTG/Nexus

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

Redes sociais democratizaram debate público, mas disseminam desinformação, diz Barroso

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

Assuntos Amazonas, Eduardo Braga, fundo, incentivos fiscais, manchete, reforma tributária, Zona Franca de Manaus
Felipe Campinas 8 de novembro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública, afirmam especialistas (Imagem i8lustrativa gerada por IA/Meta)
Dia a Dia

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

24 de maio de 2026
Com casos crescentes de violência nas escolas, professor assume também a função de apaziguador (Imagem ilustrativa gerfativa por IA/Google)
Dia a Dia

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

23 de maio de 2026
Aulas serão na Escola Superior de Ciências Sociais da UEA (Foto: UEA/Divulgação)
Serviços

UEA abre 60 vagas para especialização em reforma tributária

22 de maio de 2026
Dia a Dia

Alívio nos ônibus: cai incidência de roubos de 213 para 51 em Manaus

22 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?