
Da Redação
MANAUS – A praia da Ponta das Lajes, na zona leste de Manaus, registrou a presença de banhistas neste domingo (14), mesmo após a Prefeitura de Manaus ter feito campanha anunciando que o local ainda não está preparado para receber público.
Os frequentadores começam a chegar no local nas primeiras horas da manhã, mas a maioria prefere chegar depois de meio dia, levando comida, bebida e redes que são atadas aos troncos das árvores.
Moradores de Manaus que não conheciam esse pedaço da orla de Manaus passaram a frequentar por curiosidade depois que o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que iria executar um projeto arquitetônico do arquiteto Oscar Niemayer, comprado pela prefeitura em 2005, pelo então prefeito Serafim Corrêa.
Construído no alto de um morro que já abrigou uma torre da Embratel, o Parque Encontro das Águas será um ponto turístico para a contemplação do fenômeno natural formado pelo encontro dos rios Negro e Solimões.

O local permite uma vista privilegiada do Encontro das Águas e o parque terá infraestrutura para os visitantes conhecerem o fenômeno de perto.
Mas antes mesmo que a área se torne um ponto turístico, os frequentadores aproveitam para tomar banho de rio na pequena praia que se forma à margem do Solimões com o Negro no período da vazante.
O problema é o risco que esses banhistas estão correndo, porque o local é desconhecido e cheio de pedras. Algumas rochas formam uma espécie de laje, por isso o nome do local.
Essas rochas que ficam submersas têm fendas que podem “engolir” uma pessoa. Ou deixá-la machucada, caso caia nas pedras. Como não há salva-vidas no local, um acidente na Ponta das Lages pode ser fatal para uma pessoa ferida na água.
A Prefeitura de Manaus fez ampla divulgação nos meios de comunicação durante toda a semana sobre o local, informando que a praia da Ponta das Lajes não está liberada para o Público, mas não adiantou.
Frequentador do local pelo segundo domingo consecutivo, Yane Belém Cruz, de 47 anos, disse que soube do local por amigos, que o convidaram para conhecer o balneário.
“A primeira vez que vim foi no domingo passado, gostei muito daqui e voltei hoje com os amigos”, disse Yane, que mora no bairro São José, na zona leste da capital.
Um dos amigos que convidaram Yane foi Márcio, que improvisou um fogo para preparação do almoço. Ele contou que já frenquenta o local a uns quatro meses, e afirma que não vê risco para os banhistas.
“Aqui a gente fica sempre cuidando um do outro para não sumir ninguém. Desde que eu vim pela primeira vez, nunca vi nenhum acidente, e espero que não aconteça. Aqui todo mundo vem pra se divertir, na paz”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, atualmente o local não conta com infraestrutura para receber a população, desde salva-vidas até segurança pública.
Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de Manaus informou que não há tutela do poder público sobre eventual utilização por usuários, uma vez que o espaço não foi inaugurado e ainda não é uma área preparada para receber visitantes.
Por enquanto, a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana) realiza apenas serviços de podas e capinação. A equipe técnica do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) avalia áreas para implantar espaços para piqueniques e estacionamentos.

Veja vídeo de banhistas na praia da Ponta das Lajes:
Esse local das lajes na década de 80 e 90 era usada para essa finalidade , muitas pessoas iam tomar banho aí nos finais de semana, porém de fato é perigoso sim ,pois sempre havia acidentes devido a isso que foi comentado devido a ter pedra o não conhecimento do loca etc e tal, aí ocorre de não poder mais usar essa localização para o lazer, agora que vejo essa publicação , que está tendo esse retorno, ao tomar banho aí tem que se ter atenção dobrada.
Deixa o pessoal se diverti, parem de frescar mano, vcs só querem que às coisas piorem prá ganhar notícia 😒😤
Cara depois de mais de uma década que ando pra la
Agora vem governantes, que concerteza ganharao o lugar. Dizendo que tem tanto perigo, mas concerteza o lazer que tem hj acabara em breve depois que eles tomarem de conta, porque politica nao faz nada em vao..e concerteza vc nao vai mais poder levar teus proprios alimentos e fora outras coisas. Sem contar que quem pesca tambem por la ja era..
Gente só pra eu entender direito.
Essa parte da orla da essa volta toda ?pq o encontro das águas é longe é no meio do rio certo?
Tô bugada nunca fui lá
Mas tô muito curiosa em relação a isso.
O local já é frequentado por muitas pessoas a bastante tempo… e o risco sempre teve, como em outros locais também tem.
Difícil a população deixar de ir. O que os governantes precisam fazer é colocar segurança pra dar mais tranquilidade aos frequentadores.
Ansioso por esse projeto anunciado pela prefeitura no local.
O unico periigo que vejo,e esses governantes tirar o local e a felicidade dos banhistas kkk
Que mentira desse jornal .aê é um local muito bom conheço ju fui muitas vezes o único risco que o local tem são os ladrões que quebram janelas de carros pra roubar objetos. Procurem saber da verdade antes de publicar algo .
Sempre fui na ponta das lages é nunca vi nenhum acidente . O problema é que o governo já ta querendo privatizar como fizeram com a ponta negra. Ja viram que o local tem um grande potencial de lucro. Depois que fizerem esse projeto, adeus lazer, se não pagarmos 1000 zao nunca mais entramos lá.
Aposto com quem quiser se já não vão colocar tapumes e fechar as portas pra oportunidade de muitos trabalharem.
A parte na da praia onde as ´´Lajes“ ficam fazem parte de uma reserva particular, todos que entram pela ´´trilha“ da torre da embratel geralmente tentam entrar na área particular de preservação e são alertados. As lajes possuem gravuras milenares e os banhistas depredam para levar para casa como lembrancinha, fora que toda vez que a festa acaba o Instituto responsável que tem que limpar o local pois garrafas de cerveja, marmitas, resto de comida ficam jogados na praia. Tomara que as pessoas tomem vergonha e respeitem o direito a propriedade privada