O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Banco Central recomenda cautela na distribuição de lucros pelas empresas

13 de outubro de 2021 Economia
Compartilhar
Banco Central estima que inflação alta inibirá investimentos (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Banco Central recomenda atitude conservadora na distribuição de lucros (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Por Lucas Bombana, da Folhapress

SÃO PAULO – A redução dos estímulos e um possível aumento da taxa de juros nos Estados Unidos já concentram as atenções dos investidores e devem balizar a tomada de decisões para 2022. O cenário com essas mudanças também está no radar do BC (Banco Central) no Brasil, afirmou o diretor de regulação da instituição, Otavio Damaso.

Durante sua participação em evento online da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nesta quarta-feira (13), Damaso disse que o processo de normalização das condições monetárias e financeiras internacionais traz desafios para as economias emergentes, na medida em que eventuais descompassos entre a expectativa dos agentes financeiros e as ações das autoridades econômicas avançadas podem trazer volatilidade aos mercados.

No entanto, o diretor do BC afirmou que todos os exercícios realizados pela autoridade monetária apontaram que o sistema financeiro nacional está bem preparado para lidar com esse cenário de maior volatilidade nos mercados globais. “Inclusive em virtude da baixa dependência de capital externo no nosso sistema”, afirmou Damaso.

De toda forma, apesar da resiliência identificada entre as instituições financeiras, o diretor do BC recomendou também que, diante das incertezas no cenário internacional, a “destinação de lucros se faça conservadora”.

Sob uma ótica dos riscos de caráter mais estrutural enxergados pela autoridade monetária, Damaso destacou a necessidade de as instituições financeiras locais investirem de maneira permanente na prevenção de incidentes cibernéticos, que têm crescido – especialmente quando se considera que a agenda do BC busca aumentar o processo de digitalização para elevar a competição do setor, afirmou o diretor.

“O sistema financeiro deve manter o nível máximo de resiliência cibernética, requisito fundamental para assegurar a manutenção da credibilidade”, disse Damaso.

Ele enfatizou também a importância de as instituições financeiras estarem atentas para incluir métricas de avaliações relativas aos riscos sociais e ambientais do negócio.

“Ainda estamos nos primeiros passos da jornada para entender melhor como os riscos sociais e climáticos se materializam de fato”, afirmou o diretor do BC, acrescentando que os bancos precisam ter em mente que essa nova agenda ESG irá trazer diversas oportunidades para a realização de bons negócios.

Presidente da Febraban, Isaac Sidney apontou, por sua vez, que os bancos brasileiros conseguiram navegar bem o ambiente desafiador dos últimos meses, com cerca de R$ 1,4 trilhão em ativos líquidos de alta qualidade no fim do ano passado.

Desse total, Sidney assinalou que aproximadamente R$ 450 bilhões são recolhidos compulsoriamente junto ao BC. “Os compulsórios representam custos adicionais aos bancos e redução da sua capacidade de alavancagem. Nossa expectativa é que os novos mecanismos de assistência financeira de liquidez possam, no médio e longo prazo, levar a uma redução estrutural dos depósitos compulsórios. Vamos perseverar nesse pleito do setor”, disse o presidente da Febraban.

Ex-diretor de relações institucionais do BC, Sidney afirmou que a autoridade monetária tem se mostrado sensível para uma transição suave da saída dos instrumentos para combater os efeitos da crise, sobretudo diante de um ano eleitoral e seus naturais efeitos de incerteza e volatilidade sobre os mercados.

Ele ressaltou ainda que a assimetria regulatória é um tema caro para o setor. “Temos tratado desse tema com toda transparência e continuaremos determinados a buscar o equilíbrio na indústria em relação aos players que tem o mesmo tamanho, exercem as mesmas atividades e oferecem risco semelhante”, afirmou Sidney.

Notícias relacionadas

Empresários chineses conhecem ZFM e avaliam novos investimentos

BNDES valida consórcio que vai elaborar negócios do Pró-Urânio

Aneel mantém taxa de energia na conta de luz para setembro

Prazo para pagar automóvel pelo Move Brasil será de 7 anos

Varejo fecha mais de 1,1 mil lojas desde 2022 com o avanço do comércio online

Assuntos banco central, distribuição de lucros, dividendos, taxa de juros
Cleber Oliveira 13 de outubro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Gabriel Galipolo
Economia

Pix proporcionou inclusão financeira da baixa renda, diz presidente do BC

24 de agosto de 2026
Economia

Pix enfrenta instabilidade na manhã deste domingo

23 de agosto de 2026
sede da Petrobras
Economia

Petroleiros pedem Petrobras mais estatal e redução de dividendos

13 de agosto de 2026
Pix tem novas regras, mas não há cobrança de impostos (Foto: Marcelo Casal Jr./ABr)
Economia

Número de empresas que aderiram ao Pix aumentou 5,6% em 2025

10 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?