
Da Redação
MANAUS – Os trabalhadores rodoviários aceitaram 10% de aumento salarial retroativo a maio de 2016. Com o reajuste, o salário dos motoristas sobe para R$ 2.303,37; o do cobrador passa a ser de R$ 1.151 e do administrador de linha, R$ 2.441,49. A cesta básica será de R$ 231,66, o ticket alimentação de R$ 13,65 e o vale-lanche de R$ 7,15.
“É preciso deixar claro que esse valor é referente ao ano passado. Em 1º de maio vence a data-base de 2017 e vamos ver como os empresários vão se comportar. É importante que isso fique claro”, disse o vice-presidente do STTRM (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus), Josildo Oliveira. Conforme Josildo, a categoria ainda não definiu um percentual de aumento para este ano.
O Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas) informou que o resultado das negociações está adequado. “Com a planilha atualizada, será possível repassar aos colaboradores o reajuste e o que está contemplado nela. Houve muita discussão, mas chegamos a um acordo razoável para ambas as partes no atual contexto de crise”, disse Fernando Borges, assessor jurídico do Sinetram.
Atualmente o sistema possui, segundo o Sinetram, cerca de 9 mil trabalhadores distribuídos em dez empresas.
