MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), afirmou, em entrevista nesta segunda-feira, 6, à TV CNN Brasil, que o sistema de saúde na capital do Amazonas já entrou em colapso.
No início da tarde, o secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, disse que o sistema ainda não entrou em colapso, mas está próximo disso. Ele disse que numa escala de 0 a 100, a capacidade de atendimento de pacientes graves está em 95, e pode entrar em colapso nos próximos dias.
À CNN Brasil, Arthur afirmou que “não há leitos em UTI suficientes para atender a demanda, que só cresce. A solução seria aumentar o número de leitos no principal hospital público, que é o Delphina Aziz. Ao mesmo tempo, é preciso usar a estrutura do hospital Nilton Lins, mas vejo que a obra caminha a passos lentos. Diria que na saúde particular há exaustão e a parte pública já colapsou”.
Tobias afirmou que o governo trabalha para que no máximo em 7 dias o hospital Nilton Lins estará pronto para receber pacientes com Covid-19.
A presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), Rosilemary Costa Pinto, voltou a recomendar que as pessoas se isolem e adotem medidas de higiene como forma de propagação do vírus, e evitar um problema maior ao sistema de saúde do Estado.