![Ar condicionado do SPA do Coroado emite ruído acima do tolerável (Fotos: Reprodução)](https://amazonasatual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Ar-condicionado-do-SPA-do-Coroado-emite-ruido-acima-do-toleravel-Fotos-Reproducao.jpg)
Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – O barulho de um aparelho de ar-condicionado na recepção do SPA (Serviço de Pronto-Atendimento) do Coroado, zona leste de Manaus, está acima dos níveis toleráveis. Vídeo enviado por um leitor ao ATUAL mostra aparelho funcionando e é possível ouvir o barulho, que incomodava pacientes.
O vídeo foi gravado na madrugada de quinta-feira, 27 de outubro. O leitor mediu o nível do ruído, a partir de um aplicativo instalado no celular, que acusou 74 decibéis. O tolerável é 50.
Vídeo de outro leitor mostra o ambiente de um quarto na UPA Campos Salles, na zona oeste, às 4h30 da madrugada. É possível ouvir som de forró. O barulho ecoa de um posto de combustível em frente à unidade hospitalar, onde é comum pessoas estacionarem o carro e ligar som alto, geralmente do gênero forró. No quarto havia uma paciente em tratamento médico.
Desde abril de 2020 está em vigor no Amazonas a Lei nº 5.073/19, que proíbe o uso de equipamentos de som automotivo (paredão de som) em locais públicos e privados, como postos de combustíveis e praças.
Em caso de descumprimento, a legislação prevê apreensão imediata do equipamento e do veículo, quando o aparelhamento estiver instalado, rebocado ou conduzido por automóvel.
Níveis toleráveis
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), qualquer som acima dos 50 decibéis, durante um tempo prolongado, é considerado muito incômodo e, dependendo da sensibilidade, até pode gerar tonturas, dores de cabeça e zumbidos.
O nível mínimo tolerável vai até 20 décibeis. O baixo vai de 21 até 40. Moderado é classificado entre 41 a 60 decibéis. Moderado alto, vai de 61 a 80. Alto é quando o ruído varia de 81 até 100 decibéis. Nível muito alto é de 101 a 120. É considerado ensurdecedor o nível de ruído entre 121 a 140 decibéis.
O barulho verificado no aparelho do SPA do Coroado, de 74 decibéis, é acima do que pode ser atingido em praças de alimentação de shoppings ou em ruas com tráfego intenso. Segundo a OMS, em níveis a partir de 70 decibéis o corpo fica sujeito a estresse degenerativo capaz de abalar a saúde mental. Além disso, aumenta-se o risco de infartos e infecções.
Em termos comparativos, o barulho produzido em um bar ou uma agência bancária lotados é de 65 decibéis. Nesses casos, o organismo reage com aumento do nível de cortisona no sangue, o que reduz a eficácia dos sistema imunológico.
As especificações técnicas dos equipamentos de climatização informam sobre o nível de ruído durante o funcionamento, que pode ser alto, médio, baixo e mínimo ou silencioso. Essas informações poem ser conferidas em uma placa colada em uma das laterais dos aparelhos.
Confira o vídeo do barulho produzido pelo split na recepção do SPA do Coroado.
Assista ao vídeo do barulho dentro de um quarto na UPA Campos Salles, em razão de som alto em posto de gasolina em frente à unidade hospitalar.