MANAUS – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou, na tarde desta segunda-feira, 15, que cerca de 180 prisões e detenções foram registradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) no último final de semana, de sexta a domingo (12 a 14 de setembro). As prisões, segundo a secretaria, são resultado do policiamento ostensivo da Polícia Militar, em todas as zonas de Manaus. A maior parte das prisões envolve casos de tráfico de drogas, roubo, furtos e lesões corporais.
O balanço da secretaria ocorre depois de pesadas críticas à segurança pública e à política de segurança do governador José Melo (Pros) no debate entre os candidatos a governador realizado pela TV Em Tempo (SBT) e nos programas eleitorais dos adversários. No debate, Melo teve dificuldades em fazer a defesa do governo e da política de segurança do Estado.
Justificativa
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, a maior parte das prisões realizadas pelos policiais militares ocorre durante rondas de rotina que são realizadas e quando o 190 é acionado. “No final de semana, o Ciops registra aumento de prisões e detenções, inclusive de casos comuns do período, como de motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas e pertubação do sossego público”, disse.
Vital destacou a operação Manaus Segura que é realizada em todas as zonas de Manaus, com aumento da presença de policiais em pontos estratégicos como forma de coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas. Ele explicou que entre as prisões estão os crimes considerados de Menor Potencial, quando os suspeitos são liberados após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Eliezio Almeida, ressaltou que as ações da PM visam aumentar a sensação de segurança da população. Ele destacou a prisão de 18 suspeitos por roubo e furto e ainda a apreensão de 19 menores de 18 anos, envolvidos com roubo, furto e tráfico. “Graças ao trabalho ostensivo, a polícia efetuou a prisão de criminosos que estavam atuando em roubos, furtos e tráfico de drogas”, disse o comandante.