Da Redação
MANAUS – Aplicativo desenvolvido por estudantes de três diferentes escolas do Amazonas é finalista na Maratona Unicef Samsung, programa que premia tecnologias desenvolvidas a partir da matemática e da física no ensino médio. O FisicAR foi selecionado por propor uma interação visual que permite enxergar a movimentação de objetos, como na realidade virtual, podendo ser usado de forma lúdica na sala de aula.
“Nas minhas aulas de física, sempre falei para os estudantes imaginarem o problema, como ver um corpo caindo e ouvir o seu barulho. Um ex-aluno pegou essa ideia e quis fazer o aplicativo em realidade virtual. Conversei com professores de diversas escolas de Manaus e montamos um grupo para o projeto”, disse o professor Reginaldo Paixão, responsável pela invenção.
O app FisicAR tem as duas últimas letras escritas em maiúsculo para ressaltar o conceito de ‘realidade aumentada’, por isso o destaque às letras R e A. “No aplicativo, o aluno lida com a física a partir de animações, podendo visualizar e até interagir. Criamos cenários, por exemplo, de um carro acelerando, e essa imagem aparece na realidade virtual, como se o carro estivesse em cima da mesa”, diz Paixão.
O aplicativo foi desenvolvido pelo universitário Vinicius Bruno Tanaka Fernandes (Matemática na Universidade Federal do Amazonas), em conjunto com os estudantes do segundo ano do ensino médio Vinícius Maxwell Pinheiro Honda (da Escola Estadual Senador Petrônio Portella), e os estudantes Lucas Lima Carioca e Selthon Noronha de Moura (da Fundação Matias Machline).
Ao desenvolver o app, o grupo pensou nos problemas apresentados em sala de aula, como os conceitos de velocidade média, movimento uniforme e lançamento oblíquo. A realidade também é ilustrada através dos exercícios voltados para consequências de colisões e tráfego em alta velocidade no trânsito, por exemplo.
Além do FisicAR, mais 18 equipes participaram da fase final da Maratona Unicef Samsung. Devido à pandemia, os grupos cumpriram as últimas etapas do programa de forma remota. A versão final dos aplicativos foi publicada no dia 5 de junho e a cerimônia de encerramento está marcada para segunda-feira, 24. A aplicação está disponível para download.