Do ATUAL
MANAUS – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou, em reunião nesta quinta-feira (23), a faixa de internet de quinta geração (5G) para 12 cidades amazonenses que fazem parte da Região Metropolitana de Manaus. As cidades fazem parte da lista de 347 em todo o país que poderão instalar a faixa de 3,5 GHz a partir do dia 27 deste mês.
Com a decisão da Anatel, as operadoras podem solicitar implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis para os municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves.
Em Manaus, o sinal 5G foi ativado em outubro do ano passado. Segundo a Anatel, até o momento, Manaus tem 171 antenas que disponibilizam a tecnologia.
Leia mais: Manaus tem 171 antenas de 5G, diz Anatel; saiba os bairros atendidos
“Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, Juscelino disse que o Ministério das Comunicações deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.
Na reunião desta quinta-feira, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G, também lançou um Painel para acompanhamento das atividades.