
Do ATUAL
MANAUS – A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) lança busca ativa para ampliar a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) no Amazonas. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 19 anos.
O HPV é agente causador de doenças como verrugas genitais, cânceres como colo do útero, pênis, vulva e orofaríngea.
“A vacinação ocorrerá de forma gradativa com descentralização de responsabilidade e operacionalização das secretarias municipais de saúde”, informou a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim.
A análise de situação de saúde de cada território municipal é pré-requisito para caracterizar o entendimento do perfil da população local. “As equipes de saúde municipais são orientadas a atuar na organização de dados para a identificação e tomada de medidas oportunas de prevenção, imunização e vigilância”, disse a gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Angela Desirée.
A vacina contra HPV está disponível em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em esquema de dose única.
Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV com idade entre 15 e 45 anos, a aplicação é de três doses. Pessoas com doenças de imunodepressão (Pessoas Vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos), também devem tomar três doses.
Para vítimas de abuso sexual de 9 a 14 anos, o esquema de duas doses; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos, em esquema de três doses; e pessoas com papilomatose respiratória aguda com idade a partir de 2 anos, em esquema de três doses.