
Do ATUAL
MANAUS – O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, assumiu a presidência da executiva estadual do Progressista, nesta quinta-feira (16). A nova direção atuará de forma provisória, pelos próximos seis meses.
O antigo presidente, o vice-prefeito Marcos Rotta, disse que a mudança é natural, pois também comandava o partido de forma provisória.
Marcos Rotta se filiou ao Progressista em abril de 2022 e assumiu a presidência regional da sigla. Rotta tinha a expectativa de ser indicado para disputar o cargo de vice-governador, indicação que coube ao prefeito David Almeida (Avante). A escolha recaiu sobre Tadeu de Souza (Avante), atual vice-governador.
“Quando eu assumi, eu sabia que era uma comissão provisória. Tanto isso é verdade que ela vence na semana que vem. Essa interinidade já estava dentro do meu radar. Não há nenhum trauma com relação a essa questão”, disse Rotta. “Se dizem que a política é dinâmica, você imagina então o comando dos partidos”, completou.
Questionado se vai permanecer filiado ao Progressista, Rotta disse que ainda não pensou sobre a questão. “Com relação à continuidade de filiação, tem muito tempo pela frente ainda. Vamos aguardar os desdobramentos”, afirmou.
O novo presidente, Rodrigo de Sá Barbosa, deixa o PL (Partido Liberal), por onde disputou a eleição de 2022. Candidato a deputado federal, ficou em terceiro lugar no partido, com 11.833 votos. O PL conquistou apenas uma cadeira.
Entre os nove dirigentes partidários e quatro membros suplentes da nova executiva estadual do Progressistas, há três pessoas que exercem ou exerceram cargos nos governos de Wilson Lima, o filho de um ex-secretário, e dois voluntários na campanha de reeleição de Lima, um deles atualmente diretor da Câmara Municipal de Manaus, presidida por Caio André (PSC), aliado do governador.
O novo tesoureiro geral do Progressista, Andrey Peres de Jesus, aparece na prestação de contas de Wilson Lima como prestador de serviço. Ele foi motorista voluntário na campanha à reeleição. Sua doação de serviço aparece com valor estimado de R$ 954.
André Lima Galvão, membro titular na executiva provisória, foi nomeado no início de janeiro como diretor de projetos especiais na Câmara Municipal de Manaus. Na campanha de 2022 ele atuou sem receber, na função de coordenador de zona. O valor estimado foi R$ 5,4 mil.
As informações sobre as doações estão no site DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ary Renato de Vasconcelos Souza Filho, membro da nova executiva provisória, é filho do ex-secretário executivo extraordinário de projetos de governo, Ary Renato de Vasconcelos Souza.
Carlos Fábio Pinheiro de Oliveira exerceu cargo comissionado na Faar (Fundação Amazonas de Alto Rendimento).
Ary e Carlos Fábio são membros titulares da executiva provisória do Progressista.
Outro integrante ligado a Wilson Lima é Aderito da Costa Penafort Júnior, que exerce cargo comissionado na Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas). No órgão, ele já foi diretor administrativo e financeiro. No Progressista, será membro suplente da executiva.
Confira a nova composição da executiva estadual provisória do Progressista.
