
Do ATUAL
MANAUS — A implantação do Defesa Civil Alerta, sistema de aviso sobre risco de desastres naturais pelo WhatsApp, no Amazonas depende da qualificação de servidores da Defesa Civil do Estado que passam por treinamento até quinta-feira (12).
A capacitação é promovida pela Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil). O alerta será enviado diretamente aos celulares da população em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio.
O sistema permite o envio de alertas com som diferenciado que aparecem na tela do celular mesmo em modo silencioso. Segundo o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta, Charlis Barroso, a adoção da nova tecnologia representa um avanço na comunicação com a população em situações de risco.
““Esse sistema amplia nosso alcance e garante que informações urgentes cheguem rapidamente a quem mais precisa, principalmente em momentos críticos e severos como inundações, deslizamentos ou fortes tempestades”, disse.
Segundo Barroso, a capacitação em Manaus integra a fase final de expansão nacional do sistema, que já foi realizada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A tecnologia cell broadcast é utilizada em países como Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul. A previsão é que o sistema esteja implantado em todos os estados brasileiros até o fim de 2025.
Os agentes aprendem sobre os procedimentos para criação e envio das mensagens, critérios de acionamento e estratégias de integração com outras plataformas de monitoramento e resposta a desastres. A iniciativa também busca fortalecer a cultura de prevenção e ampliar a percepção de risco da população.