O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Juiz nega pedido para pagar abono proporcional a servidores da Seduc

6 de setembro de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
seduc-am
DPE pediu pagamento do abono do Fundeb ao pessoal administrativo igual ao dos professores (Foto: Divulgação/MPAM)
Do ATUAL

MANAUS – O juiz Leoney Figliuolo Harraquian, 2ª Vara da Fazenda Pública do Amazonas, rejeitou o pedido da DPE-AM (Defensoria Pública do Amazonas) para obrigar a Seduc (Secretaria de Educação) a pagar abono do Fundeb em valor proporcional aos servidores administrativos.

A DPE reclamou que servidores administrativos, que trabalham 30 horas, têm recebido o mesmo valor concedido a professores de 20 horas. Para a Defensoria, há tratamento desigual entre os profissionais da Educação do estado.

Ao analisar o caso na última segunda-feira (2), Leoney afirmou que os critérios usados pelo Governo do Amazonas para pagamento do abono “mostram-se amparados pela legalidade”. De acordo com o juiz, o decreto que regulamentou o pagamento do abono “foi claro ao estabelecer seu valor em parcela única, não havendo qualquer menção quanto à utilização da carga horária como critério de sua fixação”.

O juiz afirmou que o Poder Judiciário pode intervir em caso de ilegalidade, mas que na situação do Fundeb dos servidores da educação do Estado, não houve ilegalidade.

“Sabe-se que ao Poder Judiciário é vedado adentrar no mérito administrativo, salvo quando comprovada, de forma clara, a ilegalidade sobre o ato impugnado. Todavia, não vislumbro ser esse o caso em apreço, ao menos em sede de cognição sumária, o que afasta a probabilidade do direito pretendido”, afirmou o juiz.

Tratamento desigual

A ação foi protocolada após reclamação da Avamseg-AM (Associação dos Administrativos da Educação do Estado do Amazonas). A entidade relatou que, com mudanças promovidas em 2021, a categoria passou a receber o benefício, mas a Seduc usou critérios diferentes para remunerar professores e servidores administrativos.

Em 2023, por exemplo, ao pagar o Fundeb 2022, a Seduc remunerou os professores conforme a carga horária. Professores que trabalham 20h receberam R$ 5,9 mil; os que trabalham 40h, R$ 11,9 mil; e os de 60h, R$ 17,9 mil. Em relação aos servidores administrativos, que trabalham 30h, a secretaria fixou o valor de R$ 5,9 mil, mesmo valor pago ao professor de 20h.

O defensor público Carlos Almeida Filho, que assina a ação, alegou que houve tratamento desigual entre os profissionais. “Como se observa, tanto em 2022 quanto em 2023, o administrativo que trabalha 30h recebe o mesmo valor de abono que o professor que trabalha apenas 20h, havendo claramente um tratamento desigual”, afirmou.

A Defensoria quer que o Estado do Amazonas estabeleça o pagamento do Fundeb referente ao ano de 2024 e os seguintes, com base no critério da carga horária, sem distinção entre professores e administrativos.

“Inquestionável o direito dos servidores administrativos da área da educação da Seduc também receberem o abono decorrente do Fundeb. Todavia, a forma como é “calculado” o abono desses profissionais, em flagrante contradição ao critério usado para calcular o abono dos docentes, é o objeto dos presentes autos”, diz trecho da ação.

Notícias relacionadas

Vai Brasil! 3 a 0 na Escócia classifica seleção em 1º lugar no Grupo C

Moradores registram tremor em Manaus após terremoto na Venezuela

Prédios desabam em Caracas com terremoto de magnitude 7,2

Concursados vão protestar contra temporários no Corpo de Bombeiros

Réus são condenados à prisão por matar homem que não entregou carro

Assuntos abono, Abono salarial, Fundeb, manchete, pessoal administrativo, professores, Seduc
Felipe Campinas 6 de setembro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
21 Comments
  • JOSE DOMINGOS CORREA DA SILVA disse:
    6 de setembro de 2024 às 19:51

    O Fundeb, atualmente , 70% é destinado pagamento dos profissionais da educação.
    Todos tem direito a receber o abono. Mas, discordo com relação ao pagamento dos administrativos. Não considero trabalhadores da educação.

    Responder
    • Raynara Pinheiro disse:
      6 de setembro de 2024 às 20:57

      Não sei qual sua profissão, mas digo que você está totalmente equivocado, eu início pelos primeiros cargos na minha opinião que inícia a atividade administrativa, o assistente técnico e o secretário que ativam a matricula do aluno, sem esse trabalho não haverá aluno no sistema, quando você adentra em uma escola há um servidor administrativo que recepciona e administra a entrada de pessoas que é o vigia, quem limpa a sala que os alunos e professores usam? o ASG(Serviços gerais), duvido que uma boa aula seja ministrada em um ambiente sujo, sem esquecer dos hoje bem lembrados merendeiros, pois quando um alunos chega na escola a primeira coisa que ele pergunta é o que é a merenda e não se tal professor veio, fora que quando não há merendeiro a aula ou e reduzida ou suspensa. Então é mt errado e preconceituoso achar que esse profissionais não fazem parte do processo, pois fazem e muito, a educação e uma engrenagem que depende uns dos outros para funcionar.

      Responder
      • Anônimo disse:
        6 de setembro de 2024 às 22:28

        Concordo plenamente com você, eu sou ASG e somos essenciais .

        Responder
      • R.Rocha Machado disse:
        7 de setembro de 2024 às 11:01

        Concordo que as sobras do fundeb, quando houver, sejam rateados apenas entre os professores , administrativo tem que lutar pelas suas melhorias e não misturar as coisas.

        Responder
        • Joziele disse:
          8 de setembro de 2024 às 14:23

          E isso que estamos fazendo lutando pelo nossos direitos, mais do que justo! Todos os funcionários da educação são nescessários,acho engraçado que quando a escola tá suja ou não tem merenda na maioria das vezes as aulas são suspensas, porque será? Deveria funcionar afinal os professores estão lá! Não o é isso que vcs querem, fácil falar quero ver se colocar no lugar do outro.

          Responder
      • VICENTE LIRA disse:
        7 de setembro de 2024 às 12:44

        Se o servidor que trabalha na Secretaria de Educação não é considerado trabalhador da educação, quem será? Trabalhador da educação não e somente o professor. Existe uma equipe multiprofissional responsável pela gestão educacional.

        Responder
    • Lauralice disse:
      6 de setembro de 2024 às 22:53

      Dizer que não considera os administrativos,como servidores da educação! É um comentário um tanto preconceituoso,isso só deixa claro,que vc está totalmente desinformado sobre o assunto. Garanto a você,que um Ambiente escolar,não funciona sem os mesmos, desde o porteiro que recepciona os alunos ou demais pessoas,os secretários e assistente administrativos que fazem as matrículas, lançam as notas e expede documentos da escola,os serviços gerais que deixam todas dependências da escola limpa,os Merendeiros(as)que fazem aquela merenda tão esperada pelos alunos,e os professores que recebem o ambiente escolar pronto,para ministrar as suas aulas,todos esses funcionários sem distinção,sao importante para o bom funcionamento da escola,e juntos formam os profissionais da educação. É exatamente desse jeito que funciona um ambiente escolar.

      Responder
    • A luta continua disse:
      6 de setembro de 2024 às 23:26

      Também não te considero um trabalhador da educação. Você é um atraso mental para nossa sociedade. Deveria ser demitido.

      Responder
    • Denilson disse:
      7 de setembro de 2024 às 08:31

      Que triste sua fala nobre colega. Uma vez que uma célula trabalha para o funcionamento do corpo, ela faz parte do corpo. Ou você ousaria a retirar as células que fazem o seu braço se mover, por achar que o seu braço não faz parte do seu corpo?

      Pense bem meu nobre, antes de expressar seu pensamento errôneo.

      Responder
    • Reginaldo disse:
      7 de setembro de 2024 às 10:18

      Se faltar um professor tem aula normal, mas se faltar a merendeira os tempos serão reduzidos e se faltar o pessoal da limpeza não haverá aula, sem os adm não há documentação expedida nem registrada. Os professores são sim importantes mas ele é apenas uma peça nesse sistema onde se chama educação.

      Responder
    • Pietro Menezes disse:
      7 de setembro de 2024 às 12:57

      Verdade !!! Concordo com a cidadã quando diz que Administrativo não pertence área da Educação. Isso se dá pq ela mora/vive em Narnia e lá realmente Administrativo não pertence área da Educação. Sai daí!!! Volta pra Narnia.

      Responder
  • Bruno Marinho disse:
    6 de setembro de 2024 às 20:10

    Todos os administrativos são profissionais da Educação, assim como os professores. Os professores os detentores do conhecimento teórico mas o administrativos são do conhecimento operacional na qual os alunos também são capaz de aprender.

    Responder
  • Francirlei borges disse:
    6 de setembro de 2024 às 20:35

    José domingos Correa da Silva.

    Discordo de vc. Prq nos administrativos não somos trabalhadores da educação? Um mero exemplo: se não tiver um ADM p fazer a matrícula, não tem alunos e nem aula. Se não tiver o merendeiro p fazer merenda, o tempo e r duzido e os alunos são liberados. Como uma pessoa como vc, talvez nem saiba sobre as rotinas ADM de uma instituição vem falar que ADM não são trabalhadores da educacional?

    Responder
  • Josy Horacio disse:
    6 de setembro de 2024 às 22:11

    Infelizmente alguns trechos dessa matéria não procede primeiro que os ADM da Seduc não recebeu Fundeb em 2023 e nem recebeu 5,9 em 2022 .aos colegas professores que não consideram adms profissionais da educação pq o movimento ficou fraco com a nossa ausência no último dia de negociação em 2023 ?

    Responder
  • Silveira disse:
    6 de setembro de 2024 às 22:51

    Deveria ser por nível. Médio seria um valor superior outro valor. Quem fez concurso para nível superior como caso de professores e para técnicos no caso administrativos

    Responder
  • Anônimo disse:
    7 de setembro de 2024 às 00:46

    Com certeza, os administrativos são parte fundamental da escola! Mas fizeram o concurso de nível médio, alguns até de nível fundamental, o que não os desmerece. No entanto recebem o abono no mesmo valor de um professor que tem mestrado! Se é pra fazer comparações, os professores com mestrado deveriam ganhar mais que os que têm apenas a graduação, e não tem nenhum professor com mestrado ou doutorado questionando isso!

    Responder
  • Mozar disse:
    7 de setembro de 2024 às 07:15

    Concordo com a justiça, eles trabalham 30, mas não tem o trabalho que um professor tem. E aliás não deveriam nem tá reclamando pois eles não tem tanto trabalho assim. O governador no gesto de reconhecimento colocou os para receber o Fundeb senão nem isso teriam.

    Responder
  • DAVID CALHEIROS DOS SANTOS disse:
    7 de setembro de 2024 às 09:39

    Todos os profissionais que estão trabalhando a favor do corpo técnico educacional deve receber pois claramente o trabalho e pesado vivência o tempo e modo de trabalho estabelecido conforme esta relacionado nas atividades ninguém melhor buscamos alinhamento das categorias da educação.

    Responder
  • Adonay Nunes disse:
    7 de setembro de 2024 às 11:09

    Posso estar equivocado no que falarei, mas minha opinião quanto a isso é um tanto analítica. Se levarmos pelo lado do trabalho direto e indireto, o professor trabalha mesmo não estando em sala de aula: nós seus planos de aulas, nas suas pesquisas e na tecnica psicológica que usa para simplificar um assunto complexo para os alunos. Não é trabalho fácil! Antes de ser professor, esse profissional, passou horas acordado para concluir uma graduação e algumas pessoas não valorizam esse esforço. Não sei se todos, mas tenho certeza que alguns, ao sair do ambiente de trabalho, não entram mais em contato com quaisquer ferramentas referente, mas o professor sim, e por esse motivo deve ser valorizado. Sei que esse comentário não mudará em nada aquilo que já fora decidido. Mas se existe algum problema, na minha opinião, quanto ao reconhecimento desses profissionais da educação e na educação, esse impasse não está em quantas horas trabalho diretamente por semana nesse ramo, sim quantas vezes por semana, indiretamente, também tenho contato com a mesma função, mesmo não estando na sala de aula.

    Responder
  • José disse:
    8 de setembro de 2024 às 10:30

    Não concordo, o professor ganha por exercer a função de nível superior, não há o que discutir. Façam concurso para nível superior, passem e terão os mesmos direitos. É muito fácil fazer concurso para nível fundamental ou médio e querer ganhar como superior.

    Responder
  • Telma trindade disse:
    9 de setembro de 2024 às 13:44

    “Ainda bem”, considera, “não é fato… ” Até a IA saber as respostas.”
    O trabalho dos profissionais administrativos na área da educação consiste em realizar tarefas relacionadas à gestão, organização, planejamento e coordenação de atividades administrativas dentro de instituições de ensino. Isso pode incluir a gestão de recursos humanos, financeiros e materiais, o atendimento aos alunos e pais, a organização de eventos e a manutenção de registros e documentos escolares, entre outras responsabilidades. Os profissionais administrativos desempenham um papel fundamental no funcionamento eficiente e eficaz das instituições educacionais.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Vinícius Júnior comemora gol na vitória do Brasil sobre a Escócia (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Vai Brasil! 3 a 0 na Escócia classifica seleção em 1º lugar no Grupo C

24 de junho de 2026
Política

Câmara de Manaus aprova LDO de 2027 com previsão de concurso público

24 de junho de 2026
Plenário do CNJ manteve decisão do corregedor de Justiça Mauro Campbell (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)
Dia a Dia

Relator no CNJ defende punição severa para juízes que cometem crimes

24 de junho de 2026
cabo daciolo
Política

TRE autoriza candidato a presidente a mudar domicílio eleitoral para o AM

23 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?