
Da Redação
MANAUS – A cena impressiona. Encalhadas em uma praia próxima ao Porto de Macquarie, no oeste da Tasmânia, Austrália, 230 baleias-piloto mobilizaram ambientalistas e autoridades. Segundo informou o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia, metade está viva.
Moradores ajudam a proteger as baleias que estão vivas com cobertores molhados e baldes de água. A preocupação na localidade é retirar os animais da praia para evitar atrair tubarões.
É o segundo encalhe de grande quantidade de baleias na mesma região. Há dois anos, 500 cetáceos da mesma espécie encalharam na areia, apenas 100 sobreviveram.
Cientistas deduzem que o encalhe é causado por desvio de rota das baleias depois que se alimentam muito perto da costa. As baleias-piloto são muito sociáveis e costumam seguir os companheiros de grupo que entram em situações de perigo.

