O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Procurador se antecipa ao STF e pede para opinar sobre recurso contra ZFM

26 de maio de 2022 Política
Compartilhar
Augusto Aras, PGR
Procurador-geral da República, Augusto Aras, pede para opinar sobre pedido de Bolsonaro (Foto: Antonio Augusto/PGR)
Por Felipe Campinas, da Redação

MANAUS – Em manifestação enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal) na quinta-feira (25), o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu para opinar sobre o recurso do governo federal para derrubar, de forma imediata, a decisão que impediu a redução da alíquota do IPI para os produtos fabricados na ZFM (Zona Franca de Manaus).

Geralmente, o procurador-geral da República se manifesta depois que o ministro do Supremo disponibiliza essa oportunidade. No caso do recurso de Bolsonaro, Aras se antecipou à determinação de Moraes e pediu ao Supremo para ter acesso aos argumentos do governo federal e opinar se é a favor da suspensão imediata da decisão.

“O procurador-geral da República, tendo em conta não ter sido aberta vista para manifestação sobre o agravo regimental interposto pelo Advocacia-Geral da União contra a decisão que deferiu a medida cautelar (peça eletrônica 22), promove a devolução dos autos para o devido aparelhamento do processo”, disse Aras.

O pedido do governo Bolsonaro foi apresentado pela AGU (Advocacia-Geral da União) na última sexta-feira (20), 14 dias após o ministro Alexandre de Moraes atender o pedido do partido Solidariedade e suspender a redução de até 35% do imposto aos itens com PPB (Processo Produtivo Básico) produzidos no PIM (Polo Industrial de Manaus).

Naquela decisão, Moraes deu 10 dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentasse ao STF informações sobre a redução do IPI, e, após esse prazo, cinco dias para que a AGU e a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestassem sobre o caso. Enquanto isso, a alíquota do IPI permaneceria reduzida até o julgamento definitivo pelo STF.

Antes de prestar as informações solicitadas pelo ministro, o governo federal apresentou um recurso, na sexta-feira (20), no qual pediu a suspensão imediata da decisão que impediu a redução da alíquota do IPI para os produtos fabricados em Manaus. No “agravo regimental”, o governo Bolsonaro sustentou que a ZFM “não é um paraíso fiscal soberano”.

Nesta quinta-feira, Aras disse que Moraes não abriu abriu espaço para que ele se manifestasse sobre esse recurso. Por isso, devolveu o processo ao Supremo para que seja juntado o recurso, além dos argumentos do partido Solidariedade, de entidades que representam as indústrias e da AGU, para que, depois, ele possa apresentar opinião sobre o pedido urgente de Bolsonaro.

A batalha judicial em relação à redução do IPI já atraiu diversas entidades que representam as indústrias no país, entre elas a Abinee (Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica), a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a P&D Brasil (Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação).

O Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), a Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas) e a Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso) também disseram ao Supremo que têm interesse em colaborar com as discussões sobre o tema.

A Abinee sugeriu que Moraes suspende temporariamente a eficácia da decisão e solicite que o Ministério da Economia divulgue a relação dos PPBs existentes na ZFM relativamente aos produtos efetivamente fabricados na região. A entidade alegou que a medida trará segurança jurídica quanto à correta tribulação do IPI.

Leia mais: No STF, indústrias pedem esclarecimentos sobre decisão que derrubou decretos contra a ZFM

Recurso

No recurso, a AGU pede a revogação da decisão que impediu a redução do IPI aos produtos da ZFM e, caso esse pedido seja rejeitado, sugere 65 produtos fabricados em Manaus que podem ficar isentos da redução, entre eles motocicletas, ar-condicionado, smartphones e bicicletas. Esses produtos representam 95% do faturamento total da ZFM.

O advogado-geral da União substituto, Adler Alves, cita a manifestação das entidades que representam as indústrias no país ao apontar “obstáculos práticos intransponíveis à implementação da medida cautelar”, isto é, a impossibilidade de cumprir a ordem judicial que proibiu o corte do IPI aos produtos com PPB.

Adler Alves disse que a redução de até 35% do IPI para os produtos fabricados na ZFM não modificou o regime de incentivos previstos no decreto que regulamenta o modelo econômico instalado na Amazônia, pois as indústrias do PIM continuam isentas do IPI e recebem os demais benefícios atualmente em vigor, relativos a tributos federais.

De acordo com o advogado da União, os decretos buscaram “direcionar um olhar desonerativo também a outros segmentos industriais necessitados (ainda que localizados fora da ZFM), que têm enfrentado verdadeiros gargalos de sobrevivência”. Segundo ele, trata-se de uma medida para estimular a economia após a pandemia de Covid-19.

Notícias relacionadas

PF trabalha livre de qualquer viés político e sem perseguir ou proteger, diz diretor

Transporte por ônibus em Manaus é dependente de verba pública

TSE registra 83 denúncias sobre propaganda irregular no Amazonas

Vídeo pago com críticas à segurança pública gera multa a Omar Aziz

Omar lidera para o Governo do AM e três candidatos têm empate técnico

Assuntos Augusto Aras, incentivos fiscais, IPI, manchete, redução de IPI, ZFM
Felipe Campinas 26 de maio de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

A greve dos rodoviários teve início na segunda-feira (20) (Foto: Antonio Pereira/Semcom)
Dia a Dia

Transporte por ônibus em Manaus é dependente de verba pública

28 de agosto de 2026
Propaganda eleitoral gratuita começou (Foto: Lindomar Cruz/Agência Senado)
Política

Horário eleitoral começa nesta sexta; na TV, será à tarde e à noite

28 de agosto de 2026
O professor Vinicius Siqueira Figueiredo falou pela primeira vez sobre o ataque (Foto: WhatsApp/reprodução)
Dia a Dia

‘Não teve nada que justificasse’, diz professor esfaqueado por aluno

27 de agosto de 2026
Aadesam demitiu em massa os trabalhadores (Foto: Divulgação/Aadesam)
Política

Desembargadora manda Aadesam reintegrar 469 trabalhadores

27 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?