O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Deputados alegam erro de digitação e prometem mudar PEC que limita remanejamento

15 de dezembro de 2020 Política
Compartilhar
Josué Neto e Roberto Cidade assinam proposta que limitava remanejamento de recursos do orçamento (Foto: Hudson Fonseca/ALE)
Por Felipe Campinas, da Redação

MANAUS – Os autores da PEC (Proposta de Emenda a Constituição) nº 6/2020 alegaram “erro de digitação” e prometeram mudar o texto que limita em 4% o remanejamento de recursos do orçamento do Estado do Amazonas. A proposta começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Amazonas nesta semana.

A propositura é assinada pelos deputados Carlinhos Bessa (PV), Delegado Péricles (PSL), Dermilson Chagas (Podemos), Fausto Junior (MDB), Felipe Souza (Patriotas), Josué Neto (Patriotas), Roberto Cidade (PV) e Wilker Barreto (Podemos) e deve ser analisada nesta quarta-feira, 16, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Josué Neto afirmou que “houve um erro no texto da PEC” e que “ela não está mais tramitando com essa redação”. Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB), o limite de remanejamento correto é 20%. Carlinhos Bessa, Delegado Péricles e Fausto Júnior não responderam as mensagens enviadas pela reportagem.

O Artigo 2º da PEC nº 6/2020 prevê que a abertura de crédito suplementar para fins de transposição, remanejamento e transferência de recursos “não poderá exceder ao limite de 4% (quatro por cento) do orçamento total estimado do Estado, sendo nula de pleno direito a autorização que exceder a este limite”.

Para a deputada Alessandra Campelo (MDB), que compõem a base governista na Assembleia Legislativa do Amazonas, o percentual de 4% proposto pelos oito deputados inviabiliza a saúde e a educação do Estado, que são as áreas em que mais se remanejam. Na manhã desta terça-feira, 15, Campêlo pediu a alteração do texto da PEC nº 6/2020.

“Nenhum estado consegue sobreviver com uma margem de remanejamento de 4% pelo simples motivo: as áreas que mais remanejam são saúde e educação, que envolvem valores vultuosos. Quando você mexe 10% da Educação você já está mexendo em 2,5% do orçamento. Então, diminuir a 4% é inviabilizar a saúde e a educação no Estado”, disse Campêlo.

A deputada disse que no próximo ano o Governo do Amazonas deve receber R$ 1 bilhão de empréstimo e, caso a proposta de 4% seja mantida, o dinheiro não poderá ser remanejado para outras áreas. “Vai ter que ficar guardado no cofre por mais de um ano e não vai ser permitido gerar emprego e renda no estado simplesmente porque não vai poder se alocar esse orçamento por conta dessa PEC”, disse Campêlo.

A deputada citou que neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os próprios deputados estaduais aprovaram o direcionamento de dinheiro proveniente de emendas parlamentares para ações no setor da saúde. Segundo ela, a PEC nº 6/2020 inviabiliza medidas como essa.

“As pessoas acham que vão inviabilizar um governo ou um governador, mas as pessoas, na verdade, estão inviabilizando a saúde e a educação do estado. Mais uma vez, como na semana passada, são aquelas propostas feitas nas surdinas que querem passar de qualquer jeito”, completou a deputada do MDB.

  • Leia também: Deputados do AM decidem que mudança na Constituição não vale mais, só a eleição gerada pela alteração

A PEC também propôs a revogação da EC nº 121/2020, mas manteve os efeitos dela no Artigo 4º, que traz o seguinte teor: “Fica revogada a Emenda Constitucional n 121, de 3 de dezembro de 2020, ratificados os atos legislativos praticados durante sua vigência”. Na prática, a proposta mantém a eleição de Roberto Cidade como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

A proposta também altera o Artigo 16 da Constituição do Estado, que concede ao Estado, em seu território, todas as competências que não tiverem sido atribuídas com exclusividade pela Constituição da República, à União ou aos municípios. Os deputados propõem o seguinte texto: “O Estado exercerá em seu território as competências que lhe são outorgadas pela Constituição da República”.

Notícias relacionadas

Cresce número de brasileiros que se declaram de direita, mostra pesquisa Datafolha

IBGE prorroga inscrição para processo seletivo com 246 vagas no Amazonas

Conselheiro defende que empresas que apoiaram a ditadura reponham indenização

Brasileiro prefere pagar menos impostos do que ter serviço público gratuito

Castramóvel Fluvial vai atender comunidades ribeirinhas no AM

Assuntos Assembleia Legislativa do Amazonas, destaque, orçamento, PEC nº 6/2020, Wilson Lima
Felipe Campinas 15 de dezembro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

No Amazonas, são ofertadas 246 vagas distribuídas em 37 municípios (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Dia a Dia

IBGE prorroga inscrição para processo seletivo com 246 vagas no Amazonas

4 de julho de 2026
A embarcação, com serviço de castração de animais domésticos foi entregue nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/Secom)
Serviços

Castramóvel Fluvial vai atender comunidades ribeirinhas no AM

4 de julho de 2026
Passeio reuniu centenas de pessoas e cães raça dachshund (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Governo coleta opinião de viajantes para criar mapa do turismo pet

4 de julho de 2026
O valor será para aquisição meios de transportes que ajudam no escoamento de produtos (Foto: Funai / MPI)
Economia

Conab e BNDES divulgam resultado de chamada para o Amazônia Viva

4 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?