Susam dispensa mais de 800 temporários antes de nova contratação de concursados

Susam

No ano passado, concursados chegaram a acampar na sede da Susam para pressionar governo a fazer nomeações (Foto: Divulgação

Da Redação

MANAUS – A substituição gradativa de trabalhadores temporários por aprovados no concurso de 2014 da Susam (Secretaria de Estado da Saúde) gerou dispensa em massa neste mês. Nesta sexta-feira, 31, mais de 800 temporários terão os contratos encerrados. A relação foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) do dia 28 deste mês (Edição nº 33492). Uma nova convocação de aprovados deve ocorrer em abril.

A Susam informou que as demissões não afetarão os serviços de saúde, apesar da dispensa de técnicos de enfermagem, farmacêuticos, bioquímicos e técnico de patologia clínica. Vigias, motoristas e agentes administrativos também estão entre os dispensados.

Os profissionais diretamente vinculados às atividades clínicas trabalhavam em unidades de saúde de grande demanda de pacientes como o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto-Socorro Platão Araujo, Instituto da Mulher, Policlínica Codajás, Maternidade Nazira Daou, Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) do Coroado e Maternidade Balbina Mestrinho.

Desde o ano passado a Susam sofre pressão para encerrar os contratos dos temporários e nomear os concursados. Os aprovados fizeram diversas manifestações pela contratação. Um grupo, inclusive, acampou por mais de uma semana em frente à sede da secretaria, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. O MPC (Ministério Público de Contas) e o MP-AM (Ministério Público do Amazonas) também haviam emitido parecer pela dispensa dos temporários.

Neste mês, a Susam prorrogou por mais dois anos a validade do concurso, que ofereceu 11,2 mil vagas, ganhando tempo para promover as nomeações. A nova vigência vale a partir do dia 16 de abril. A secretaria já chamou 5.323 com cursados para funções nas unidades de saúde em Manaus e municípios do Estado.

Confira a relação dos demitidos a partir da Página 27 da seção Publicações Diversas.

Seja o primeiro a comentar on "Susam dispensa mais de 800 temporários antes de nova contratação de concursados"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.