Depois do Uber, andar de táxi se tornou coisa do passado. Os mototáxis em Manaus também começam a cair em desgraça. Não pelo serviço, mas pelo que dói mais ao consumidor desses serviços: o preço.
Quem andava de táxi e passou a usar o Uber, sente-se um ex-trouxa, ou seja, com aquela sensação de que há anos estavam sendo passado para trás. Quem não costumava andar de táxi, principalmente em função do preço, espalha com alegria aos vizinhos, amigos, parentes as vantagens de andar em um carro chamado pelo aplicativo do celular.
As vantagens são muitas. Primeiro, você define o trajeto e o aplicativo já diz quanto você vai pagar. No táxi convencional, você nunca sabe quanto será a corrida, porque não depende apenas do taxista ou do trajeto que ele escolher.
Se você percebe que está muito caro, pode esperar um pouco mais e conseguir uma corrida mais barata no Uber. Sim, o preço do serviço depende também da demanda. Se naquele horário muita gente estiver usando o serviço na cidade, o preço sobre. Baixando a demanda, cai o preço. Isso não é formidável?
Outra vantagem: o aplicativo já sabe, ao receber seu pedido, se o trajeto tem pontos de congestionamento, e define a tarifa de acordo com a dificuldade que o motorista terá para deixar você no destino. Mas se você concorda em pagar o preço, independente de quanto tempo o carro passar no congestionamento, você não paga mais por isso. No táxi, o passageiro paga pelo tempo em que passar no carro.
Se o motorista do Uber errar o trajeto, o passageiro pode até ficar desapontado por chegar atrasado ao compromisso, mas, diferente do táxi, não pagará pelo erro ou esperteza do “motora”.
Não tem dinheiro para pagar o Uber? Não importa, você paga no cartão. Não tem cartão, então pague com dinheiro.
E o por que os mototaxistas começam a cair em desgraça? Ora, eles carregam um passageiro enquanto o Uber carrega até quatro, e cobra praticamente o mesmo valor de uma corrida de moto.
Estou imaginando como esse serviço pode ser regulamentado. A única saída é estabelecer um tributo, nada mais que isso. E o que fazer com o táxi? Terá que se adaptar à nova realidade. Uma coisa é certa: quem realmente tem seu próprio táxi, ainda pode respirar aliviado. Mas aqueles donos de placas que exploram a boa fé dos profissionais do volante estão com seus dias de glória contados.
Concordo plenamente.
Os taxistas que me desculpem, mas o sistema Uber é atualmente o meio mais econômico, prático e moderno de mobilidade urbana. E a cada dia que passa o serviço Uber se torna cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Desde que chegou ao Brasil em 2014, a empresa Uber experimentou um crescimento expressivo, atingindo no mês de agosto 15 milhões de usuários ativos no Brasil, e um total de 80 mil motoristas parceiros cadastrados, tendo realizado nesse período mais de 530 milhões de corridas, segundo dados divulgados pela empresa no mês passado.
Uma das grandes vantagens do Uber, como bem mencionado no artigo, é que não se corre o risco de pagar pela “esperteza do motora”, vale dizer, ser ludibriado quanto ao trajeto, como ocorre com alguns taxistas que desviam muito o percurso, estendendo a viagem para aumentar o valor da corrida. Isso acontece demais nas grandes cidades, sobretudo em São Paulo e região metropolitana.
Com essa adesão cada vez maior de usuários ao sistema Uber, o serviço de táxi terá realmente “que se reinventar”.
O legal nisso tudo é saber que o táxi esta a anos no mundo, e não se tem o tanto de reclamação que a UBER conseguiu em apenas pouco tempo! Nunca se ouviu falar tanto em Estupros, mortes, violência entre tantos outros como se tem falado no UBER! Mas né, o direito de escolha, cada um escolhe oque quer e no final as vezes o barato sai caro!
Nada de novo no front. Jornalista bananeiro de quinta categoria que não se presta nem a pesquisar sobre o assunto antes de publicar uma matéria. Tivesse ele feito isso, teria descoberto que o preço baratinho da Uber se deve única e exclusivamente aos subsídios bilionários que ela recebeu, alguns anos atrás, de Venture Capitalists. O plano é justamente dizimar a concorrência e firmar-se como um monopólio global para, daí sim, aumentar os preços de forma que ela, a Uber, finalmente se torne lucrativa. Não há um jornalista sequer no Brasil que saiba isso. Nem UM.
Interessante, senhor Roberto Santos, como ninguém sabia disso. Só o senhor. Uma fantasia da sua cabeça. A realidade é outra, meu chapa.
Walmir Lima, ninguém sabia – e não sabe – porque não pesquisa. Inclusive o senhor.
Enquanto você vai pensando em outra resposta falaciosa para me dar, vai lendo aí o que a mídia já escreveu sobre o assunto há muito tempo, e que o senhor ignorava por completo.
Newcomer, Eric, Uber Bonds Term Sheet Reveals $470 Million in Operating Losses
Bloomberg, 29 Jun 2015; see also Biddle, Sam, Here Are the Internal Documents that Prove Uber Is a Money Loser, Gawker, 15 Aug 2015
Griffith, Erin, For high-risk start-ups like Uber, big ambitions don’t make losses any less unsettling, Los Angeles Times, 11 Aug 2015
Efrati, Amir, Uber’s Losses Grow, The Information, 11 Jan 2016
Salomon, Brian, Leaked: Uber’s Financials Show Huge Growth, Even Bigger Losses, Forbes, 11 Jan 2016.
Newcomer, Eric & Huet, Ellen, Facing a Price War, Uber Bets on Volume, Bloomberg, 21 Jan 2016
Newcomer, Eric, Uber Loses at Least $1.2 Billion in First Half of 2016, Bloomberg, 25 Aug 2016
Issac, Mike, How Uber Lost More Than $1 Billion in the First Half of 2016, New York Times, 25 Aug 2016
Se você não lê em inglês (Se não sabe nada do que eu disse, é porque provavelmente não lê), então, vou deixar de lambuja uma matéria em português:
https://mb.epochtimes.com.br/crescimento-e-dominancia-da-uber-sao-inteiramente-artificiais-diz-especialista/
Por favor, senhor Valmir Lima, não apague esses meus comentários. (De qualquer forma, já printei caso o faça). As pessoas precisam saber o que é REALMENTE a Uber. Se elas forem na sua onda, estão perdidas.
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2933177
A saída para o táxi é desregulamentar para se tornar competitivo.
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E incrivel como um sistema que veio para ajudar as pessoas que estao passando por dificuldades causa tanto transtornos entre os que querem ludibriar e ganhar em cima dos trabalhadores.
Uber é a maravilha para quem quer ou acha que está levando vantagem,a falta de informação por parte da maioria é gritante, motoristas de apps são enganados com a falsa promessa de lucratividade,pois na ponta do lápis eles acham que custo é combustível,25% do app,pneu,seguro,disco e pastilhas e gastos diários…
Quando na verdade um carro tem um custo por km rodando mais manutenções inesperadas depreciação do veículo e muito mais! Já o passageiro de app faz o que toda mãe falou para nunca fazer,entrar em carros de estranhos,aceitar água e bala,é isso não é nem a ponta do iceberg!Hoje vivemos uma crise financeira e todos esquecem que 25% dos apps vão pra foram do país sem pagar impostos ou sejam comentem evasão de divisas,cada vezes mais o capital de giro deixa de circular no comércio local!
Cobrar políticos é o que o brasileiro faz o tempo todo,mais faz algo para nunca?
Brasileiro adora jogo do bixo,cd pirata,sonegar,tirar vantagens, UBER é apenas a cereja do bolo para quem quer viver na lei de Gerson!
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1518619871509616&id=827343527303924&funlid=Unfq1aezqhS4rngY
Transporte de passageiros é coisa séria, pois lida com vida humana. É serviço para profissionais, pessoas que levam a sério conduzir o passageiro com conforto, respeito e segurança, não seja hipócrita #Vádetáxi
O Uber não é nenhuma panaceia, muito menos uma empresa beatificada. Através de um marketing engenhoso, companhias bilionárias do Silicon Valley apresentam para seus consumidores uma imagem positiva e utópica que é extremamente tentadora nestes tempos econômicos tenebrosos.
O Uber diz que faz parte de um novo fenômeno, o da “economia compartilhada” — termo que conjura a imagem de pessoas alegres e bem-dispostas ajudando umas às outras, todas ganhando uma parcela justa no processo. Mas a ideia de que o Uber se enquadra nesse conceito de “economia compartilhada” é desonesta, pois o aplicativo nada mais é do que uma empresa extremamente agressiva tentando de tudo para maximizar seus lucros.
Talvez seja até o melhor exemplo que temos atualmente de um capitalismo desenfreado abastecido por enormes reservas de capital que primeiro destroem a competição para depois monopolizar o mercado (o exemplo da Amazon). Com um exército de lobistas e de advogados, o Uber vem penetrando mercados de maneira beligerante, curvando governos municipais aos seus desejos e colecionando multas por não dar ouvidos aos reguladores.
Muitos já falaram sobre os benefícios que o Uber supostamente traz, então talvez seria hora de dar voz a algumas criticas que precisam ser tomadas em consideração para o debate progredir de uma forma realmente honesta.
Do lado do consumidor temos a questão da regulamentação, principalmente no quesito da segurança. Como a história dos séculos XIX e XX demonstra, não podemos contar com o “mercado” para arcar os custos sociais dos avanços industriais e tecnológicos. As condições de trabalho dos mineradores — com seus pulmões manchados de preto — não melhoraram pela livre e espontânea vontade das mineradoras. E as indústrias químicas não começaram a lidar com o lixo tóxico de uma maneira mais segura para o meio ambiente e para as seus vizinhos só porque são conscientes.
Seria ingênuo esperar que o Uber resolveria questões relativas a inspetorias de veículos, paliação do risco sofrido por passageiros, motoristas e pedestres e emissão de gases, entre outras.
Quem é legalmente responsável no caso de um acidente envolvendo um carro do Uber?
Fica também a dúvida quanto à ética do sistema de surge pricing (onde os preços aumentam simultaneamente com a demanda : Tal “Dinamica”)
Tudo isso demonstra que o serviço se insere em um complexo sistema de transporte publico — problema de política urbana que deveria ser sujeito a deliberação de todos os partidos afetados.
Nem tudo que e barato e bom !!! Este jornalista nao sabe o que esta falando!!! Agora a população deveriam pesquisar no site reclame aqui, e veja o quanto de reclamação que a Uber tem !!! E a empresa que tem mais reclamação e insatisfação do Brasil. Os estupros na Uber triplicou nos ultimos meses !! O valor e baixo pois não pagam imposto ao Brasil alem de o lucro ir para ser gasto ou envestido em outro pais !! E uma empresa que sonega imposto por nao ter nota fiscal nem recibos com cnpj. Enfim uma empresa que suga os motoristas e nao da lucro nunhum para o nosso pais.
Bem, p quem citou crimes c relação a uber eu mesma fui vítima de coação e roubo por um taxista aparentemente legal e desde então só utilizo uber. E p quem citou o uber como único aplicativo, bobagem! Hj são inúmeros e inclusive taxistas estão adotando. É fruto da livre iniciativa.