Caic se torna referência em tratamentos de doenças ligadas ao metabolismo

comida gordurosa

Alimentação incorreta é a principal causa dos problemas de metabolismo (Foto: Divulgação)

MANAUS – O Caic (Centro de Atenção Integral à Criança) Dr. Afrânio Soares, na zona Centro-Sul de Manaus, passa a oferecer os Serviços de Endocrinologia Pediátrica e Nutrição, a partir deste mês, tornando-se referência para o tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo, incluindo obesidade e distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia. Além disso, amplia de 14 para até 18 anos a faixa etária de atendimento.

Com a iniciativa, a Susam (Secretaria Estadual de Saúde) dá o pontapé inicial para agregar aos Caics a oferta de serviços de Média Complexidade. A rede estadual de saúde conta com 12 Caics, com atendimento ambulatorial pediátrico, na faixa de 0 a 14 anos. No caso do Caic Afrânio Soares, além do atendimento pediátrico e ampliação da faixa etária, a unidade atuará com diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar das crianças e adolescentes com disfunções endocrinometabólicas.

O novo serviço, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, é de extrema importância nessa faixa etária, em que as pesquisas mostram o crescimento dos problemas relacionados aos transtornos metabólicos. Com os serviços, disse ele, espera-se combater sérios problemas relacionados às alterações no metabolismo, como diabetes. E, também, disfunções vinculadas ao crescimento e desenvolvimento, além da obesidade e distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

A secretária executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital da Susam, Denise Machado, alerta que esses problemas influenciam diretamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, exigindo atenção maior por parte de todos.

Segundo ela, os Serviços de Endocrinologia Pediátrica e Nutrição do Caic Afrânio Soares contarão com equipe multidisciplinar, formada por endocrinologista, nutricionista, pediatra, psicólogo, assistente social, odontológico e educador físico. A ideia, disse ela, é tratar todas as questões envolvidas, para que o paciente tenha o acompanhamento especializado e possa superar os problemas.

Para acesso aos novos serviços, os atendimentos serão feitos mediante agendamento via Sisreg (Sistema de Regulação).

Seja o primeiro a comentar on "Caic se torna referência em tratamentos de doenças ligadas ao metabolismo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.