Arthur renova em mais de 60% o secretariado

Prefeito Arthur Virgílio Neto fez anúncio do novo secretariado nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

Prefeito Arthur Virgílio Neto fez anúncio do novo secretariado nesta sexta-feira, no Paço Municipal de Manaus

Por Rosiene Carvalho, da Redação

O prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) anunciou na tarde desta sexta-feira, 6, o secretariado do novo mandato. Ele manteve apenas oito secretários da gestão passada e alterando o comando em mais de 60% das secretarias. O tucano não reduziu o número de pastas e o primeiro escalão de seu governo terá 15 secretarias, incluindo a PGM (Procuradoria Geral do Município), Casal Civil e Militar e seis órgãos da administração indireta.

Sobre a função que o vice-prefeito Marcos Rotta (PMDB) vai ocupar na administração Arthur Neto, o prefeito afirmou na coletiva: “Estamos estudando um instituto de mobilidade urbana, que será responsabilidade do Marcos Rotta”, disse. “Este é o perfil de uma administração una, ágil e que pode corresponder à expectativa da população”, completou.

Os nomes que foram reaproveitados por Arthur Neto para o segundo mandato são os do Coronel Fernando de Farias (Casa Civil), Marcos Cavalcanti (PGM), Bernardo Monteiro de Paula (Manauscult), Ulisses Tapajós (Semef), Paulo Farias (Semulsp), Kátia Helena Schweickardt (Semed), Martha Moutinho Cruz (Fundação Doutor Thomas), Marcelo Magaldi (Manausprev) e Homero de Miranda Leão (Semsa).

Destes, apenas o Coronel Fernando Farias foi trocado de lugar, o que pode ser interpretado como uma subida de degrau. Ele saiu do comando da Casa Militar para a Casa Civil, que exerce uma espécie de coordenação das demandas do prefeito junto às demais secretarias. As secretarias com maior orçamento, Semsa e Semed, que geraram especulação sobre possíveis trocas por nomes do PMDB do senador Eduardo Braga, mantiveram os mesmos secretários da gestão que se encerrou em 2016.

Memória

A atual administração conta com 15 secretarias, oito a menos que em janeiro de 2013, quando Arthur iniciou a gestão do mandato passado. A estrutura da Prefeitura de Manaus tem ainda seis órgãos da administração indireta, com quatro autarquias e duas fundações. Em 2013 eram dez órgãos da administração indireta.

Dos 23 secretários nomeados em 2013, no início da primeira gestão de Arthur, sete permaneceram com ele até o final do mandato: Marcio Noronha (Casa Civil), Marcos Cavalcanti (PGM), José Fernando de Farias (Casa Militar), Ulisses Tapajós (Finanças), Kátia Schweickardt (Educação), Maria Goreth Garcia Ribeiro (Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos), Paulo Rocha Farias (Limpeza Urbana). Desses, Márcio Noronha e Goreth Garcia não foram reaproveitados.

Na administração indireta, também havia nomes que estavam com Arthur desde o primeiro dia da administração tucana como: Roberto Moita (Implurb) e Martha Moutinho da Costa Cruz (Fundação Doutor Thomas), filha do desembargador Ari Moutinho e irmão do presidente do TCE, Ari Moutinho.

Na mudança de mandato, Martha Moutinho foi mantida. Marcelo Magaldi, que entrou na gestão tucana na metade do exercício do primeiro mandato, também foi mantido no Fundo Municipal de Previdência, o Manaus Previdência.

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Casa Civil

Coronel José Fernando de Farias

PGM (Procuradoria Geral do Município)

Marcos Ricardo Cavalcanti

Casa Militar

Coronel Darcelos Gomes

Semcom (Secretaria de Comunicação)

Marcos Santos

Semtrad (Secretaria de Trabalho)

Ananda da Silva Carvalho

Semex (Secretaria Extraordinária)

Luis Fabian Pereira Barbosa

Semsa (Secretaria de Saúde)

Homero de Miranda Leão Neto

Semmas (Secretaria de Meio Ambiente)

Antônio Nelson

Semed (Secretaria de Educação)

Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

Seminf (Secretaria de Infraestrutura)

Alexandre Marinho de Morais

Semjel (Secretaria de Esporte e Juventude)

Mário Barros

Semulsp (Secretaria de Limpeza Pública)

Paulo Ricardo Rocha Farias

Semmasdh (Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos)

Elias Emanuel Rebolsas

Semad/ESPI (Secretaria de Administração)

Luiza Maria Bessa Rebelo

Semef (Secretaria de Finanças)

Ulisses Tapajós

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

SMTU (Superintendência de Transportes Urbanos)

Coronel Audo Albuquerque da Costa

IMPLURB (Instituto de Planejamento Urbano)

Cláudio Guenka

Manaustrans (Instituto de Trânsito)

Franklin Jaña Pinto

Manaus Previdencia

Marcelo Magaldi Alves

Fundação Dr. Thomas

Martha Moutinho Cruz

Manauscult (Fundação de Cultura)

Bernardo Soares Monteiro de Paula

 

1 Comentário on "Arthur renova em mais de 60% o secretariado"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.