
Da Redação
MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, pediu ajuda do CMA (Comando Militar da Amazônia) para combater o avanço da Covid-19 no estado. Lima solicitou ao general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, chefe do CMA, médicos, apoio logístico, e soldados para o controle de barreiras sanitárias; na fiscalização de cumprimento de isolamento social nas ruas e de distanciamento em filas de bancos; na segurança de unidades de saúde e do perímetro externo de cemitérios; e no auxílio à desinfecção de ambulâncias e instalações.
Na área de estrutura, o governador pede a cessão e instalação, incluindo equipamentos e recursos humanos, de hospitais de campanha; e também a disponibilização de navios-hospitais da Marinha para atendimentos que não sejam de Covid-19, de acordo com a capacidade instalada. Solicita ainda apoio das Forças Armadas para que assegurem a continuidade do apoio nos planos de contingências dos distritos indígenas em regiões de fronteira.
Na logística, o governo quer o apoio no transporte, inclusive aéreo, de pacientes, materiais e equipamentos no âmbito do Amazonas, bem como no transporte de corpos e na logística de entrega de donativos, insumos e ajuda humanitária.
Wilson Lima já havia solicitado ajuda também ao Ministério da Saúde. O pedido de socorro ao Exército foi feito nesse domingo, dois dias após reunião do governador com o general Theophilo, na sexta-feira, 24, para tratar de cooperação mútua no combate à pandemia.
A rede amazônica de televisão depois de tanto bater no governo do estado do amazonas, diga-se wilson lima, a respeito da crise na saúde pública no estado devido ao covid-19, provavelmente conseguiu ir para o acerto.
No jornal Nacional de hj dia 27/4 nao passou nada sobre a manifestação que ocorreu de manhã dos servidores do hospital e pronto socorro 28 de agosto, passando a exibir somente o caos ligado a prefeitura de manaus, ocorridos no cemitério e hospital de campanha do arthur.
Estamos de olho!!!