
Do ATUAL
MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do estado pelo sétimo ano consecutivo, na manhã desta segunda-feira (3), para fazer a leitura da mensagem governamental, que abre os trabalhos do parlamento. A mensagem é uma espécie de prestação de contas do ano anterior e as perspectivas de trabalho para o ano que se inicia.
A fala de Wilson Lima teve como foco principal os investimentos em áreas que ele considera prioritárias, como saúde, segurança e habitação, além das ações de enfrentamento à estiagem registrada em 2024, evento climático severo também registrado em 2023.
A leitura da mensagem governamental está prevista no artigo 54 da Constituição do Amazonas. Antes de cumprir o rito, o governador participou da posse da nova Mesa Diretora da Aleam, que comandará os trabalhos do Poder Legislativo estadual pelo biênio 2025/2026. O deputado estadual Roberto Cidade tomou posse do terceiro mandato consecutivo para presidir a Casa Legislativa.
O governador Wilson Lima iniciou a leitura pontuando o desafio de reestruturar o sistema de saúde do Amazonas, atribuindo os avanços à organização financeira e equilíbrio fiscal. Ele destacou como exemplo mais recente a mudança na administração do Hospital 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu que passaram a atender como o Complexo Hospitalar Sul.
Wilson Lima apresentou alguns dados, como o aumento do número de cirurgias ortopédicas no Hospital 28 de Agosto, que aumentaram diariamente de 5 para 12 a 15 cirurgias, além da redução do tempo de internação e aumento da capacidade de atendimento.
As mudanças, no entanto, foram criticadas, principalmente por profissionais de saúde que eram contratados por empresas ou cooperativas, e foram dispensados, por não aceitarem as regras da organização social que assumiu o comando do Complexo Hospitalar Sul. Wilson Lima falou sobre o assunto na Assembleia.
“Nós temos a coragem necessária para tomar as decisões que precisam ser tomadas mesmo que elas contrariem interesses daqueles que estão enraizados no processo da saúde há muito tempo. Mais uma vez eu venho à tribuna dessa Casa, a Casa do Povo, reafirmar meu compromisso com essa área. Nós vamos entregar uma saúde melhor do que encontramos, vamos avançar e colocar o padrão Delphina na rede estadual de saúde”, afirmou.
Ainda sobre a rede de saúde, Wilson Lima citou as obras de reestruturação física e operacional no Hospital Francisca Mendes e no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, a ampliação do Centro de Saúde Mental e melhorias para as maternidades.
O governador disse que o governo descentralizou a saúde da capital para o interior do Estado e citou a oferta de exames nas Carretas da Saúde e Tomografia, que em 2024 realizaram mais de 30 mil exames de imagens, a inauguração do Barco Hospital São João XXIII e investimentos em unidades de saúde dos municípios de Humaitá, Apuí e Nhamundá.
Segurança pública
Wilson Lima também disse que houve avanços na área da segurança pública, como a convocação de 1.717 novos servidores para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e Secretaria de Segurança Pública. Outros investimentos passam pela aquisição de novas tecnologias, reforço nas estruturas e entrega de equipamentos para as forças de segurança.
“Inauguramos a Base Fluvial Arpão 2 e agora temos quatro bases fluviais para prevenção de crimes em rios do estado. São estruturas que contribuem para o combate ao tráfico de drogas e foram fundamentais para a apreensão de mais de 38 toneladas de drogas ano passado, um recorde, cerca de 35% a mais do que o apreendido em 2023”, disse o governador.
As polícias também receberam 200 novas viaturas e 10 mil novos equipamentos, incluindo armamentos, munições, coletes e computadores. Em tecnologia, dois programas foram lançados, o Recuperafone e o Coletivo Mais Seguro, reduzindo, respectivamente, em 50% e 80% os roubos e furtos de celulares e no transporte coletivo.
Habitação
Em Habitação, segundo o governador Wilson Lima, houve progresso com investimentos no programa Amazonas Meu Lar. Em 2024, disse, mais de 24 mil famílias foram beneficiadas com soluções de moradia e ações de regularização fundiária, a exemplo de indenizações, bônus moradia, subsídios, auxílio aluguel e entrega de títulos definitivos.
Sobre as entregas, Wilson Lima apresentou números, como as 192 moradias com a conclusão do Residencial Ozias Monteiro II, e o repasse de 348 unidades em Maués.
“Nossas previsões para os próximos anos são animadoras. Assinei contratos com a Caixa Econômica para a construção de seis novos empreendimentos em Manaus e Iranduba, totalizando 729 unidades com recursos do Minha Casa, Minha Vida e contrapartida do Governo do Estado. Também vamos ampliar a realização do Feirão do Amazonas Meu Lar, iniciativa que está entre as prioridades para 2025. O primeiro feirão de 2025 está marcado para o mês de março”, disse o governador.
Estiagem
O acompanhamento antecipado, medidas estratégias e a articulação com o Governo Federal, segundo o governador Wilson Lima, foram fundamentais para que a seca de 2024, a pior de todos os tempos no Amazonas, não alcançasse o mesmo grau de impacto à população como o registrado em 2023, apesar do fenômeno ter prejudicado 200 mil famílias em todo o Estado.
Em seu discurso, o governador afirmou que os trabalhos de mitigação da seca e combate às queimadas, medidas tomadas pelo Comitê de Enfrentamento à Estiagem e pelo Comitê de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas. Wilson Lima falou da força-tarefa preparada para a entrega de 3 mil toneladas de alimentos, medicamentos, insumos, kits do Merenda em Casa, Aula em Casa e a instalação de purificadores e caixas d’água.
A instalação de dois portos provisórios, viabilizada pelo Governo do Estado junto à iniciativa privada, permitiu o recebimento de produtos e o escoamento da produção, evitando o desabastecimento apesar da navegação comprometida com a descida das águas.
“Graças à parceria dessa Casa e à sensibilidade dos deputados, foi aprovada a remissão e renegociação de dívidas junto a Afeam para produtores rurais impactados pela estiagem. Os valores chegam a R$ 3,6 milhões em dívidas perdoadas e cerca de R$ 10 milhões em dívidas renegociadas”, disse Wilson Lima.
Outras áreas
O governador também destacou investimentos em outras áreas como infraestrutura, social, esporte, cultura, fomento, turismo, setor primário, CT&I e meio ambiente. Nesse momento, ele elogiou os deputados e disse que as divergências entre os poderes é salutar para o processo democrático.
“São 24 deputados e cada um vem de um segmento. Em alguns momentos nós temos nossas divergências, o que é salutar para o processo democrático, mas nós temos encontrado mais convergências. A Assembleia tem sido muito sensível a algumas mensagens que têm sido encaminhadas pelo Executivo, algumas passíveis de reavaliação, mas sempre temos encontrado um caminho de consenso, principalmente nos momentos mais difíceis”, afirmou o governador.