O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Wilson Lima instala nova estrutura de saneamento aos municípios do interior

5 de agosto de 2025 Dia a Dia
Compartilhar
Wilson Lima em assembleia sobre saneamento
Governador Wilson Lima e o secretário Marcelus Campelo na Assembleia Extraordinária do Colegiado da Microrregião de Saneamento (Foto: Diego Peres/Secom)
Do ATUAL

MANAUS – O governador Wilson Lima instalou nesta terça-feira (5), durante a 1ª MRSB/AM (Assembleia da Microrregião de Saneamento Básico do Amazonas), o Colegiado Microrregional, estrutura intergovernamental composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior. A nova autarquia será responsável pelo planejamento, regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos de saneamento básico, conforme as diretrizes do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água e ao esgoto até 2033.

A reunião ocorreu dentro da programação do Fórum Amazonas + Municípios, organizado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), no Clube do Trabalhador, zona leste de Manaus.

“Esse é um passo importante para apoiar os municípios. Há muito recurso disponível, mas muitas vezes as prefeituras não conseguem acessar por falta de estrutura técnica. Essa articulação entre Estado, consórcios, associações e órgãos de controle é essencial para superar esse gargalo, principalmente nas áreas de saneamento, abastecimento e destinação de resíduos”, afirmou o governador.

Durante a Assembleia, Wilson Lima ressaltou as ações já realizadas pelo Governo do Amazonas para melhorar o acesso à água e ao esgotamento sanitário, como a implantação de microssistemas em comunidades do interior e a ampliação da rede de esgoto em Manaus. Ele lembrou que, dos 22% de cobertura de esgoto que Manaus possui atualmente, 10% correspondem a estruturas entregues pelo Estado.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e secretário-geral interino da MRSB, Marcellus Campêlo, a instalação da microrregião cria um novo ambiente de governança para acelerar os investimentos no setor.

“A Assembleia e o colegiado são etapas decisivas que permitirão ao Amazonas avançar na universalização do saneamento e melhorar as condições de vida da população. Com essa estrutura, podemos buscar recursos federais, parcerias público-privadas e convênios com mais segurança jurídica e técnica”, destacou.

Além da instalação do colegiado, a assembleia contou com a apresentação do Regimento Interno Provisório, definição do calendário de reuniões e a eleição dos representantes municipais que irão compor o Comitê Técnico, o Conselho Participativo e a Secretaria-Geral da MRSB/AM. A votação foi realizada por meio da plataforma digital SASI, em formato híbrido.

Ainda durante a programação do fórum, o Governo do Amazonas assinou uma série de termos de cooperação técnica com foco na estruturação das gestões municipais, incluindo acordos com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama). As parcerias têm como objetivo ampliar o apoio técnico às prefeituras nas áreas de infraestrutura urbana, saneamento básico, planejamento e captação de recursos.

Microrregião

A criação da Microrregião de Saneamento foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano, por meio da Lei Complementar n.º 272/2025. A MRSB funcionará com apoio das estruturas dos entes federativos e poderá firmar convênios diretamente com o Estado, a União e demais parceiros.

Notícias relacionadas

Mudanças climáticas afetam 85% dos brasileiros, mostra pesquisa

Uma pessoa morre e três ficam feridas em acidente de trânsito em Manaus

No Brasil, 75% dos jovens afirmam se preocupar com mudanças climáticas

Plano da cultura indígena depende do reconhecimento da diversidade

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

Assuntos Amazonas, municípios, saneamento, Wilson Lima
Valmir Lima 5 de agosto de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cerca de 2,5 toneladas de maconha do tipo skank, três fuzis e munições foram apreendidos (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Polícia

Traficantes pulam no rio, fogem e deixam 2,5 toneladas de maconha e armas no barco

22 de maio de 2026
O levantamento mostra taxa de mortalidade infantil de 14,5 óbitos a cada mil nascidos vivos (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Dia a Dia

FVS registra 232 mortes de bebês menores de 1 ano em 4 meses no Amazonas

22 de maio de 2026
Amom Mandel
Política

Câmara aprova projeto que derruba sigilo sobre gastos públicos

21 de maio de 2026
União Europeia
Dia a Dia

Embaixadores da União Europeia conhecem projetos de pesquisa da UEA

21 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?