
Do ATUAL
MANAUS – O governador Wilson Lima anunciou nesta quinta-feira (6) o pagamento de progressões verticais para 2.054 mil professores e pedagogos da rede pública de educação do Amazonas. Ele anunciou o pagamento nas redes sociais.
“Nós vamos começar a pagar para mais de 2 mil desses profissionais as progressões verticais, que começam a ser pagas agora em março, com retroativo a fevereiro. Essa é ima forma da gente valorizar esses dedicados profissionais que estão ajudando a pavimentar um caminho seguro para nossas crianças”, disse Wilson Lima.
Serão contemplados profissionais que tiveram promoções adquiridas a partir de títulos de magistério, no caso especializações, mestrado e doutorado reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Para especialista, o aumento salarial é de 12%, mestres 50% e doutores 55%. As progressões verticais acontecem de acordo com a Lei 3.951, de 4 de novembro de 2013, artigo 26, que versa sobre o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) da rede estadual de ensino
As solicitações de progressão vertical são realizadas por meio da Comissão de Enquadramento da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que inicia um processo de avaliação de todos os documentos apresentados para comprovar a veracidade das informações.
Progressões
As últimas progressões verticais foram realizadas em 2023, e beneficiaram 2.225 servidores da Educação. Em julho de 2024, o governador Wilson Lima também autorizou a concessão de reajuste salarial de 4,5%, referente à data-base de 2024, para mais de 49 mil profissionais da rede estadual de Educação do Amazonas. O aumento contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas da capital e interior.
A progressão vertical é o avanço do professor ou pedagogo para uma posição superior na carreira, com base em critérios como qualificação e tempo de serviço, podendo implicar em mudanças salariais e de atribuições.