O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Políticazmanchete

Voto do relator é contra pedido de intervenção no município de Coari

30 de setembro de 2014 Política zmanchete
Compartilhar
O desembargador João Simões afirmou que as provas eram inconsistentes para justificar o pedido de intervenção em Coari  (Foto: Raphael Alves/TJAM)
O desembargador João Simões afirmou que as provas eram inconsistentes para justificar o pedido de intervenção em Coari  (Foto: Raphael Alves/TJAM)

MANAUS – O desembargador João de Jesus Abdala Simões, do Tribunal de Justiça do Amazonas,  rejeitou, em julgamento na manhã desta terça-feira, 30, o pedido de intervenção no município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). O julgamento do processo foi suspenso por um pedido de vista do desembargador Rafael Romano, após o voto do relator, mas outros quatro desembargadores adiantaram o voto: Encarnação Salgado, Atistóteles Thury, Djalma Martins da Costa e Domingos Chalub acompanharam o relator.

A alegação do desembargador João Simões foi de que o procurador-geral de Justiça, Francisco Cruz, autor da ação do Ministério Público do Estado do Amazonas, não apresentou nenhuma prova consistente nos 13 itens relatados nos autos como motivos para a intervenção. Um a um, o relator demonstrou a inexistência de provas que justificassem o acatamento do pedido.

Outros desembargadores que se manifestaram, mas decidiram aguardar o voto-vista de Rafael Romano, elogiaram o voto do relator pela “consistência” e “didática”. O desembargador Domingos Chalub, ao adiantar o voto, aproveitou para criticar o Ministério Público. Segundo ele, o pedido de intervenção tem que ser fundamentado em argumentos e provas técnico-jurídicos, o que não ocorreu no processo em julgamento, segundo ele. “Politicamente, nós sabemos que o município de Coari está cheios de desmandos e de abandono, mas tem a Câmara Municipal e o Tribunal de Contas. Não se pode usar a Tribunal de Justiça, que é um poder independente, para fazer impeachment em Coari”, afirmou.

Derrota parcial

Quem sai derrotado parcialmente com a sessão desta terça-feira é o governador José Melo (Pros). Em comício realizado no último sábado, 27, no município de Coari, ele afirmou que decretaria a intervenção um dia depois do julgamento do TJAM e afirmou que tinha interesse que o julgamento do processo fosse apressado. Melo afirmou que esteve três vezes no TJAM para cobrar celeridade. Com a intervenção, o governador pretendia se projetar politicamente nessa reta final da campanha.

Provas e documentos

O pedido de intervenção foi feito pelo procurador Francisco Cruz no dia 30 de junho deste ano, com base em “provas e documentos reunidos em procedimento interno conduzido pelo Gabinete de Assessoramento Jurídico (GAJ)”, segundo o pedido. Entre os motivos para a intervenção, o Ministério Público aponta “perseguição política, com impedimento de acesso de pessoas ligadas ao processos que corre contra Adail Pinheiro aos serviços de saúde do município”; “Invasões de domicílio e ameaças praticadas por agentes públicos municipais ligados ao prefeito afastado e ao prefeito em exercício”; “utilização de bens públicos municipais ou à disposição do município para realização de obras em prédios particulares do prefeito em exercício de Coari”; “aquisição, pelo prefeito em exercício de Coari, de diversos imóveis, em Coari e Manaus, após assumir o cargo”, “O fato de Adail ainda estar administrando o município através do vice-prefeito Igson Monteiro”, entre outros.

A defesa de Adail refutou todos os argumentos do Ministério Público e disse que apresentou provas, nos autos, de fatos narrados como verdadeiros, mas que eram falsos, como a aquisição de imóveis pelo vice-prefeito.

O prefeito Adail Pinheiro está preso em Manaus desde o dia 8 de fevereiro e foi afastado do cargo pelo desembargador Rafael Romano. Desde a prisão, o município de Coari vem sendo administrado pelo vice-prefeito Igson Monteiro da Silva.

 

Notícias relacionadas

TSE limita em R$ 133 milhões gasto de campanha para presidente da República

Número de brasileiros aptos a votar no exterior cresceu 31,8% em 4 anos

Dez municípios concentram 70% dos eleitores do Amazonas, mostra TSE

PF conclui processo e demite ex-deputado Eduardo Bolsonaro por abandono do cargo

A embaixadores, Flávio pede ‘a maior quantidade de observadores’ para as eleições

Assuntos Coari, intervenção, João Simões, MP-AM
Valmir Lima 30 de setembro de 2014
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Foram apreendidos 530 tabletes de maconha skunk, somando cerca de 603 quilos (Foto: Divulgação)
Polícia

Policiais abordam barcos no AM e preendem droga avaliada em R$ 29,6 milhões

3 de julho de 2026
A jovem chegou à unidade de saúde em estado grave e não resistiu (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Dia a Dia

Adolescente grávida morre ao sofrer hemorragia causada com lápis

18 de junho de 2026
Polo Urucu de produção de petróleo e gás em Coari (AM): ampliação da produção (Foto: Ag. Petrobras)
Economia

Governo libera áreas para Petrobras retomar produção de petróleo no AM

18 de junho de 2026
Funcionários do cartório foram demitidos e não puderam entrar no imóvel (Foto: Thiago Gonçalves/AM ATUAL)
Dia a Dia

Corregedoria determina intervenção, e cartório demite 36 funcionários

17 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?