AMAZONAS ATUAL
quinta-feira, 26 maio, 2022
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Política

Vereadores de Manaus protestam contra apreensão de mesas e cadeiras que ocupam calçadas

4 de agosto de 2021
no Política
0 0
0
CompartilharTweetEnviar
Operação do Implurb e da Semmas apreendeu mesas e cadeiras, segundo vereadores (Foto: Divulgação/Implurb)
Da Redação

MANAUS – Proibidas pelo Código de Postura (Lei Complementar 05/2014) , a ocupação de calçadas em Manaus é comum por bares e restaurantes que instalam mesas e cadeiras no espaço público. A desocupação do espaço público por agentes do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), que apreenderam o material em fiscalização, foi contestada por vereadores nesta terça-feira (3).

O artigo 48 do Código de Postura permite colocação de mesas nas calçada somente com prévia autorização da prefeitura. O estabelecimento comercial deve informar o número de mesas e cadeiras a ser utilizado, obedecendo critérios para deixar livre de barreiras o acesso do pedestre.

O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) questionou o uso de servidores da Prefeitura fora do horário normal de expediente, segundo ele “ganhando hora extra para agir com truculência pegando mesa e jogando dentro de veículos”. “Não combate o desmatamento. Não combate a invasão e o meio ambiente. Mas combate com mão de ferro em cima dos trabalhadores”, protestou Bessa, referindo-se à Semmas.

“Precisamos de ações que somem com a recuperação econômica da cidade. O gestor, a Semas, o Implurb, não tem só que coibir. Tem que criar alternativas, chamar os proprietários e conversar ‘o que que nós podemos fazer para movimentar a economia de nossa cidade à noite’? Gerar renda e emprego para a população”, discursou.

William Alemão (Cidadania), que é proprietário de casa noturna, citou que os bares de Manaus geram mais de 60 mil empregos embora os donos dos estabelecimentos “sejam tratados como marginais”.

William criticou o Implurb. “O que o Implurb vai fazer à noite recolhendo mesas e cadeiras de bar? Temos situações de obras importantíssimas em Manaus que o órgão não consegue resolver. Eu não consigo entender. Precisa ter respeito com os empresários”.

Amom Mandel (sem partido) defendeu que a lei deve ser cumprida, mas também contestou a ação das secretarias classificando a operação como “ação midiática”.

“Se a lei é injusta, e eu concordo que em muitos pontos a lei é injusta, precisamos mudar a lei. Na verdade, esse tipo de ação está sendo utilizada pelas secretarias como uma forma de distanciamento daquilo que deveriam fazer, de tirar a atenção daquilo que deveriam estar fazendo. São ações apenas para chamar a atenção, dando a impressão que os secretários estão trabalhando quando na verdade eles deixam de fazer aquilo que deviam”, disse.

Implurb

O Implurb informou que as apreensões de mesas e cadeiras que estavam obstruindo o espaço público foi realizada com base na legislação em vigor, o Plano Diretor. “Todos os locais são reincidentes em irregularidades”, informou o órgão. Segundo o Implurb, o material está no depósito do órgão e poderá ser retirado pelos proprietários assim que apresentem defesa e a mesma seja apreciada pelo setor jurídico.

O Instituto também disse que Manaus é a 9ª capital em agilidade de licenciamento urbano e a meta é ficar entre as cinco melhores capitais do Brasil. Conforme o órgão, nos seis primeiros meses de 2021 foi registrada variação positiva de 154,59% no número de alvarás de construção; 60,96% no total de Habite-se e 46% em análise de projetos.

Esse desempenho gerou aumento da arrecadação municipal em 55,40% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os vereadores que contestaram a desocupação do espaço público pelos empreendimentos privados propuseram uma audiência pública na CMM nesta quinta-feira (5), a partir das 9h. Na pauta estará a fiscalização do poder público e a retomada das atividades dos bares no cenário de recuperação econômica. “Dentro do bom senso que deve prevalecer”, disse Elissandro Bessa. “Os trabalhadores precisam de uma atenção especial nesse momento, não de repressão”.

A fiscalização ocorreu na noite e madrugada do dia 23 de julho. Nessa data, a Câmara Municipal de Manaus estava em recesso.

Assuntos: baresCódigo de PosturadestaqueImplurbPlano DiretorSemmas
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

(Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
Política

Grupo de empresários faz abaixo-assinado por Simone Tebet no Planalto

25 de maio de 2022
STJ mantém prisão de colombianos no AM acusados de integrarem as Farc
Política

Juiz da presidência do STJ causou prejuízo de R$ 1 bilhão à União, diz PF

25 de maio de 2022
Deputado Lincoln Portela é o novo vice-presidente da Câmara (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Política

Lincoln Portela, da bancada evangélica, substituirá Marcelo Ramos

25 de maio de 2022
Lula se mantém à frente de Bolsonaro nas sondagens eleitorais (Fotos: Ricardo Stuckert/PT e Isaac Nóbrega/PR)
Política

Partido de Bolsonaro apresenta ações no TSE contra Lula e PT sob acusação de campanha antecipada

25 de maio de 2022
Lula exaltou fatos de seu governo e criticou os de Bolsonaro (Foto: PT Facebook/Reprodução)
Política

Lula propõe união de veículos de imprensa para realizar debates eleitorais

25 de maio de 2022
Gilberto Kassab alerta sobre pressão por voto impresso (Foto: Elza Fiuza/ABr)
Política

Em 12 estados, PSD tende a apoiar Bolsonaro; em outros nove, Lula

25 de maio de 2022
Simone Tebet busca repetir feito do pai (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Política

Simone admite que não é unanimidade, mas espera apoio dos ‘tucanos’

25 de maio de 2022
Obra urbanização (Foto: Pedro Ribas/ANPr/Fotos públicas)
Política

Lei permite a ex-governador e ex-prefeito ter acesso a contratos após o mandato

25 de maio de 2022
Lula x Bolsonaro
Política

Lula tem 40% contra 32% de Bolsonaro na Pesquisa Real Time/CNN

25 de maio de 2022
TSE comprará mais 170 mil urnas eletrônicas por R$ 1,179 bilhão
Política

Federação entre PCdoB, PT e PV é a primeira aprovada pelo TSE

25 de maio de 2022
Exibir mais notícias
Próxima notícia
Título de Cidadão do AM a Dias Toffoli foi subscrito por todos os deputados da ALE

Toffoli diz que a exemplo do esporte, regras valem para o jogo democrático

vacinacao em manaus

Governos e empresas tentam forçar vacinação contra variante delta

Iza entra na lista da Times de líderes influentes da nova geração

'Meu microfone é uma arma para informar e educar', afirma cantora Iza

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In