Do ATUAL
MANAUS — O vereador Luis Mitoso (MDB) apresentou nesta segunda-feira (25) à CMM (Câmara Municipal de Manaus) um projeto de lei em que propõe que atividades prestadas por profissionais da beleza em Manaus sejam consideradas “essenciais”.
“São consideradas essenciais as atividades prestadas, no Município de Manaus, pelos seguintes profissionais: manicure, cabeleireiro, barbeiro, esteticista, cosmetólogo, técnico em estética, depilador, podólogo e maquiador”, diz trecho do projeto.
Segundo o vereador, a intenção é esguardar as atividades econômicas desses profissionais diante de algum imprevisto como foi a pandemia da Covid-19, em que estas atividades foram paralisadas.
“Essa categoria não se trata somente de beleza, se trata de saúde pública, física e emocional. E o nosso objetivo é fazer com que esses profissionais não sejam prejudicados como foram durante a pandemia, resguardando assim o direito dos mesmos de não pararem suas atividades, venha o que vier”, declarou Mitoso.
“Indiscutivelmente, o cuidado corporal e estético não pode ser dissociado da saúde pessoal e também da saúde coletiva, o que torna imprescindível o reconhecimento dos serviços e atividades dos profissionais esteticistas como essenciais, e nessa condição devem receber atenção diferenciada pelas normas municipais”, alega Mitoso.
O anúncio sobre o projeto foi feito durante a solenidade de abertura do 1° Fórum Norte Beauty, nesta segunda-feira (25), no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Manaus. O evento é promovido pelo Sindibeleza-AM (Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Amazonas). O fórum termina nesta terça.