Da Redação
MANAUS – O vereador Isaac Tayah (PSDC) quer proibir o uso do celular por alunos das escolas públicas municipais de Manaus. Tayah alega que o uso do aparelho no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos.
O parlamentar disse que são preocupantes os relatos de professores e alunos de como é comum o uso destes aparelhos dentro das salas de aulas. “Tenho recebido muitas reclamações sobre o uso de celular durante as aulas, e essa prática prejudica o desenvolvimento e o aprendizado do aluno que divide sua atenção com essa tecnologia, por isso a importância de fazer com que estudante e professor não sofram nenhum tipo de interferência durante o repasse do conteúdo pedagógico”, alegou.
Isaac Tayah disse que os professores reclamam constantemente sobre a troca de mensagens entre alunos dentro da sala de aula, sobre a utilização do telefone para jogar, já que praticamente todos os modelos trazem opções de vários ‘games’, e ainda para colar nas provas por meio dos aplicativos existentes no aparelho.
O projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Olá,
fiz breve pesquisa sobre a personalidade Isaac Tayah, e conforme os registros disponibilizados na internet, o mesmo possui formação e especializações, TODAS DA ÁREA MÉDICA. Isto me deixou em reflexão. Uma pessoa que NÃO tem formação direcionada para a área da EDUCAÇÃO, como Pedagogia ou Licenciatura, que não atua no Magistério do Ensino Fundamental ou Médio, e que possivelmente está enraizado na sua concepção de ESCOLA TRADICIONAL, talvez desconheça a ESCOLA NOVA (que nem é tão nova assim!).
O que o leva a acreditar que o Celular compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos na sala de aula?
Não há como retroceder nas novas tecnologias de informação e comunicação, nem na ÁREA MÉDICA e nem na EDUCAÇÃO. Sendo assim, elas tem mesmo é que serem aplicadas TAMBÉM NAS SALAS DE AULAS.
Lamento e, com todo o respeito, o pensamento deste o Vereador está equivocado e fora do contexto, e pior, ele talvez esteja sendo mal assessorado. Pois se tivesse com uma equipe de Visão e Atualizada, estaria lhe sugerindo era criar LEI PARA IMPLEMENTAR AINDA MAIS O USO DOS CELULARES E APLICATIVOS COM FOCO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.
Redação do Amazonas Atual, por gentileza, repassem meu comentário para o Vereador. E afirmo: Eu adoraria poder ajudá-lo a se atualizar no assunto e a repensar essa ideia dele, a qual é totalmente equivocada e descabida, e que tem nuances de ‘mordaça tecnológica nos estudantes e professores’ do Município de Manaus.
Carlos Marcolino
(Eletrônico/Economista/Advogado/Especialista em Metodologia de Ensino e Graduando em Pedagogia-Matemática)