
Do ATUAL
MANAUS – O celular é usado para pesquisa e para tirar dúvidas com professores por 37% dos estudantes na Região Norte. Na sala de aula, 2 de cada 3 alunos desconhecem as regras que proíbem o uso do aparelho, mostra pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com a organização Equidade.info em todo o país.
Foram ouvidos 1.057 alunos do ensino fundamental II e do Ensino Médio, além de 207 professores e 145 gestores escolares. As entrevistas ocorreram entre fevereiro e março deste ano em 200 escolas públicas e privadas de todo o país. A pesquisa tem margem de erro de até 8 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.
“Essa pesquisa tenta monitorar a implementação inicial à restrição do uso de celulares nas escolas. Essa questão do uso nas escolas é global”, diz Guilherme Lichand, coordenador da Equidade.info.
O estudo revela uma “realidade de transição”. Mesmo com a lei em vigor, mais da metade dos alunos que levam o celular para a escola continuam utilizando o aparelho dentro da sala de aula, principalmente do ensino médio. Outros 69% do fundamental II afirmam não levar o celular para a escola, contra 63% dos estudantes do médio que levam o aparelho todos os dias.
A consulta revela “obstáculos logísticos” como a ausência de locais apropriados para guardar os aparelhos. A solução mais comum ouvida foi deixar os celulares nas mochilas ou bolsos, e apenas 1 em cada 4 escolas adotou caixas de armazenamento na entrada.
A pesquisa também mostra que 46% dos alunos ouvidos disseram que são favoráveis ao uso de celulares nas escolas, 57% dos professores e 58% dos gestores escolares se mostram contra o uso do aparelho em sala.
Alguns estados haviam adotado restrição aos celulares. É o caso do Amazonas. A Lei Estadual nº 3.198, de 4 de dezembro de 2007 (com texto alterado em 2012), “proíbe o uso de telefone celular, MP3, MP4, PALM e aparelhos eletrônicos congêneres, nas salas de aula das escolas públicas e particulares”.
Leia mais: Saiba as diretrizes sobre a proibição do uso de celular nas escolas
A Lei Federal nº 15.100/2025, sancionada em janeiro, regulamenta o uso de celulares nas escolas de educação básica, restringindo seu uso a situações pedagógicas específicas ou de necessidade comprovada.