
Do ATUAL
MANAUS – Com 17,13 metros de profundidade nesta segunda-feira (9), o Rio Negro está a 4,43 metros da marca histórica da seca de 2023, de 12,7 metros, na orla de Manaus. O Serviço Geológico do Brasil informou que a vazante do rio é de 25cm por dia, em média, e estima que a cota mínima deve ser atingida neste mês de setembro.
No ano passado, o rio começou a seca no dia 17 junho quando a profundidade era de 28,29 metros. A vazante se estabilizou no dia 26 de outubro quando a cota do Rio Negro foi de 12,7 metros, recorde histórico. Neste ano, a vazante começou no dia 23 de junho, quando a cota foi de 26,84m.
Para efeito de comparação, no dia 9 setembro 2022 a cota foi 25,33 metros; no dia 9 setembro de 2023 atingiu 21,97 metros e neste dia 9 setembro de 2024 a cota é de 17,13 metros.
A vazante deixou em terra firme lugares que antes eram encobertos pelas águas. Um deles é a orla da Comunidade Paricatuba, em Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus) onde o rio chegava próximo das casas. Hoje, moradores andam quase um quilômetro até chegar à água. Lago na mesma comunidade secou completamente e os paranás, braços de rios, estão reduzidos a filetes de água.

Mais da metade da superfície de água do país está na Amazônia, 62% do total. Em 2023, o bioma apresentou uma superfície de água de quase 12 milhões de hectares ou 2,8% da superfície do bioma. Esse total representa uma diminuição de 3,3 milhões de hectares em relação a 2022, isto é, quase 3 milhões de campos de futebol.



