Da Redação
MANAUS – Ativistas do projeto “Minha Manaus” lançaram a campanha “Vatapá Buraco” em referência à cratera na Avenida 7 de Setembro, no centro de Manaus, e cobram uma solução à Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura). O buraco existe há 5 meses.
A cobrança é ao secretário municipal de infraestrutura Renato Júnior. Os ativistas pedem o reparo imediato do trecho da avenida e alegam que o buraco prejudica a circulação de pessoas e veículos. Por conta do seu grande diâmetro, o buraco também representa risco aos pedestres e veículos.
Segundo Luciana Travassos, coordenadora da campanha, em abril de 2022 a Seminf gastou quase R$ 70 milhões em contratos com diferentes empresas para obras de infraestrutura nas ruas de Manaus, sem resultado.
“O secretário assumiu o cargo no mesmo mês em que o incidente ocorreu e, naquela ocasião, fez inúmeras promessas de asfaltar mais de 10 mil ruas de Manaus. E cadê o compromisso dele com os manauaras?”, questiona Luciana.
A reportagem solicitou informações da Seminf sobre quais providências foram tomadas para reparar o dano. Até a publicação desta matéria, nenhuma resposta foi enviada.
O movimento “Nossa Manaus” busca mobilização para conter impactos sociais urbanos. Na capital do Amazonas, a iniciativa tem como principal foco a criação de uma rede que conecta pessoas engajadas em agir e exigir de seus representantes, através de pressão coletiva, mais sustentabilidade nas políticas públicas.