
Da Redação
MANAUS – O Uso de cargas livre ou escapamento esportivo gerou 223 multas a donos de veículos em Manaus de janeiro a junho deste ano, informou o Detran. Conhecido como ‘torbal’, o equipamento torna os veículos barulhentos e pode aumentar a poluição dos gases resultantes da combustão. Essa alteração é proibida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
A infração é grave, segundo o inciso X do artigo 230 do CTB: “conduzir o veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”.
Os veículos pegos nessa situação ficam retidos até regularização, e o condutor multado em R$ 195,23 além de acumular cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A maior incidência de descarga livre e de uso de escapamento esportivo acontece em motocicletas. Além de incomodar as pessoas com o barulho, a descarga esportiva ou a ausência de silenciador, aumenta a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
Nos seis primeiros meses do ano passado o Detran autuou 288 motoristas pela infração. Este ano, no mesmo período, o número foi 29% menor. As apreensões envolvem também carros e caminhões.
Enfim.. meio que tardio, esses motociclistas tiram a paz de todos, tem que intensificar as multas, para fazer cumprir a lei.