Do ATUAL
MANAUS – A urna eletrônica terá tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas eleições municipais. O recurso é para ampliar a inclusão e a acessibilidade de eleitoras e eleitores com deficiência auditiva. A Libras foi incluída na tela da urna no pleito de 2022.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também disponibiliza o simulador de votação. A ferramenta permite se familiarizar com a votação.
De forma didática, o simulador ensina os procedimentos para o momento da votação real. Assim como irá ocorrer na urna física no dia da eleição, na urna digital do simulador aparece também um intérprete da língua de sinais.
A Libras está nas campanhas em vídeo disponíveis nos perfis do TSE nas plataformas e redes sociais.
O TSE também auxiliar pessoas com deficiência a votar. No momento da votação, a eleitora ou o eleitor com deficiência pode informar à mesária ou ao mesário as suas limitações, a fim de que a Justiça Eleitoral providencie a solução adequada para a ocasião.
A eleitora ou o eleitor nessa situação pode também contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo, ingressando na cabine de votação.
A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.