
Do Estadão Conteúdo
SÃO PAULO – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, , publicou um vídeo racista na rede social Truth Social na noite de quinta-feira (5) que continha um trecho que retrata o ex-presidente americano Barack Obama e a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama como macacos.
O trecho foi inserido perto do final de um vídeo de 62 segundos que promovia teorias da conspiração sobre a eleição presidencial americana de 2020, que foi perdida por Trump para o democrata Joe Biden.
O clipe parecia ter sido retirado de um vídeo que foi compartilhado em outubro por um usuário no X com a legenda “Presidente Trump: Rei da Selva” e um emoji de um leão.
Nesse vídeo, vários políticos democratas importantes – incluindo a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton, o ex-Presidente Joe Biden e a ex-vice-presidente Kamala Harris – foram mostrados como zebras, girafas e outros animais, enquanto o Trump foi retratado como um leão. Os Obamas, no clipe, foram mostrados como macacos. O vídeo termina com os animais se curvando diante do atual presidente americano.
A representação do casal Obama como macacos representa uma linguagem racista promovida nos EUA por segregacionistas e traficantes de escravos para desumanizar afro-americanos e justificar linchamentos. Trump tem um histórico de fazer comentários depreciativos sobre afro-americanos, mulheres e imigrantes.
O gabinete de imprensa do governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenou a postagem de Trump, dizendo que ela representava “um comportamento repugnante por parte do presidente.” Newsom apontou que todos os membros do Partido Republicano precisam denunciar a postagem feita por Trump.
Desde que retornou ao cargo, o republicano e membros de seu governo frequentemente zombaram ou fizeram afirmações falsas sobre Obama.
Em resposta ao trecho publicado, Ben Rhodes, um ex-oficial americano que trabalhou no governo Obama, afirmou que Trump é “uma mancha na história dos Estados Unidos”.
