MANAUS – A equipe de fiscalização da propaganda eleitoral do TRE-AM retirou, na manhã deste domingo, dezenas de placas de candidatos em situação irregular em bairros da zona centro-oeste de Manaus. As placas estavam colocadas em estabelecimentos comerciais – o que é proibido pela lei eleitoral – ou em imóveis particulares, mas sem autorização do proprietário.
As placas de propaganda eleitoral precisam de autorização por escrito do proprietário do imóvel. Mas nos casos de irregularidades encontradas no bairro Alvorada, por exemplo, os próprios moradores eram contra as placas, mas sentiam-se constrangidos diante do pedido dos candidatos e acabaram deixando que fossem fixadas. Eles próprios retiraram as placas em alguns imóveis, contribuindo com o trabalho do TRE.
As placas foram levadas para a sede do TRE e podem ser retiradas pelos candidatos mediante o pagamento de multa. Os candidatos e as coligações serão autuadas pela irregularidade.
No início do processo eleitoral, os representantes de todos os partidos assinaram um termo de compromisso proposto pelo TRE para respeitar a legislação que rege a propaganda eleitoral, mas toda semana a fiscalização da propaganda encontra irregularidades nas ruas de Manaus.
Mais imagens da propaganda irregular