Da Redação
MANAUS – O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu que a propaganda eleitoral divulgada no rádio e na TV pelo candidato a governador Omar Aziz (PSD) contra o candidato Amazonino Mendes (PDT) não é ofensiva ao segundo. O vídeo mostra matéria dizendo que Amazonino promete fazer a melhor polícia da América Latina, mas, revela que a informação não é nova, e sim, de 29 anos atrás.
A publicidade é uma crítica à contratação pelo Governo do Amazonas da assessoria da empresa do ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, para a formação de um programa de segurança pública estadual.
Na ação, a coligação ‘Eu voto no Amazonas’, do candidato Amazonino Mendes, disse que a coligação ‘Amazonas com Segurança’, de Omar Aziz, está veiculando propaganda eleitoral com conteúdo não propositivo.
Para os advogados de Amazonino, as inserções da coligação de Omar no rádio e na TV contêm apenas ataques difamatórios ao candidato da coligação ‘Eu voto no Amazonas’, conduta que está em desacordo com a jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os advogados do candidato do PDT pedia a concessão de liminar para que fosse suspensa a veiculação da propaganda, mas o juiz auxiliar do TRE-AM Bartolomeu Azevedo negou o pedido.
“Não vejo, assim, nada de ofensivo ou não propositivo, refletindo apenas a manifestação do candidato representado [Omar] acerca de planos de governo já propostos no passado e, em tese, não cumpridos pelo então mandatário do cargo de governador no passado”, disse o juiz.