
Da Redação
MANAUS – O Teatro Amazonas volta a abrir as portas ao público na próxima terça-feira (20), a partir das 20h. A primeira apresentação será da Orquestra de Violões do Amazonas, com o espetáculo “De Canhoto a Nicanor”, e acesso gratuito.
Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o espaço funcionará, neste primeiro momento, com metade da capacidade da plateia. O acesso é somente com agendamento, que começa neste sábado (17), pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Uma série de regras foi adotada para prevenção da Covid-19, entre elas o uso obrigatório de máscara, verificação de temperatura e álcool em gel em pontos estratégicos. Os assentos na plateia e nas frisas serão intercalados para manter o distanciamento. “A entrada vai acontecer pelas três portas da frente, uma hora antes dos espetáculos, e a saída, pelas laterais”, diz Muniz.
“Todos os espaços passam por sanitização e tem higienização frequente”, diz o secretário. “Nossa equipe também passou por treinamento para orientar os visitantes”.
‘De Canhoto a Nicanor’

A Orquestra de Violões do Amazonas, com regência do maestro Davi Nunes, exibirá um repertório brasileiro, que será executado por 18 músicos, entre violonistas e percussionistas.
“O repertório da noite vai ser composto por obras genuinamente brasileiras, com compositores como Canhoto, João Pernambuco, Sebastião Tapajós, Hermeto Pascoal e Nicanor Teixeira, uma diversidade muito interessante, inclusive com obras inéditas em apresentações da orquestra”, diz Davi Nunes.
O regente conta que, na pandemia, a preparação do Corpo Artístico acontece em formato on-line, por meio do Google Meet.
“Ensaiamos com cada naipe dividido em salas digitais e, assim, conseguimos fazer ajustes em processos como passagem de música”, explica o maestro.
Programação
Em julho, as apresentações continuam com a Amazonas Filarmônica e Balé Folclórico do Amazonas.
O espetáculo “Sinfonia Surpresa e Concerto de Khachaturian” será apresentado com a Amazonas Filarmônica, no dia 22, com obras de Franz Joseph Haydn e Aram Khachaturian.
No dia 27 é a vez do Balé Folclórico do Amazonas, com o espetáculo “Cores do Rio”, sobre um trabalho de pesquisa conduzido pela diretora artística da companhia, Conceição Souza, e desenvolvido pelos próprios bailarinos acerca da realidade amazônica.
No dia 29, a Amazonas Filarmônica apresenta a “A Forma-Sonata – Sinfonia Linz de Mozart”, um concerto sobre a forma-sonata, encontrada na estrutura de muitas sinfonias do classicismo, com o maestro Otávio Simões.
As apresentações também serão transmitidas pelo Facebook e canal da Secretaria de Cultura no Youtube (@culturadoam), além do Facebook da TV Encontro das Águas.
