
Do ATUAL
MANAUS – A professora do Instituto de Computação Tanara Lauschner venceu a disputa eleitoral para reitoria da Ufam (Universidade Federal do Amazonas). Ela derrotou o professor da Faculdade de Ciências Agrárias Marco Antônio de Freitas Mendonça. Tanara obteve 52,86% dos votos válidos contra 47,14% de Marcão, como é conhecido.
A eleição em segundo turno foi realizada nesta segunda-feira (14), e teve 13.154 votantes (votos válidos). A chapa vencedora recebeu 8.089 votos (966 votos de docentes; 483 votos dos técnicos-administrativos e 6.640 discentes).
A chapa de Marcão obteve apenas 5.062 (706 votos de docentes; 894 dos técnicos-administrativos e 3.462 votos de discentes).
Com o resultado, Tanara Lauschner encabeça a lista tríplice que será submetida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a palavra final sobre quem será o reitor. A terceira na lista tríplice é a professora Adriana Malheiro Alle Marie, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Entre os candidatos há um acordo para que o segundo e terceiro colocados recusem o cargo caso sejam escolhidos pelo presidente da República.