
Do ATUAL
MANAUS — A Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus) deu início a um projeto-piloto para substituir as tampas metálicas dos bueiros por versões feitas com material reciclado. A medida é para combater o furto das peças e reduzir custos com reposição. Além de sustentável, a nova solução é 50% mais barata do que as tampas de ferro e alta resistência comprovada.
As tampas ecológicas são fabricadas em Manaus a partir da reciclagem de resíduos plásticos pela empresa SBS, instalada no Dimicro (Distrito das Microempresas da Prefeitura de Manaus). O projeto foi desenvolvido durante dois anos, com testes de força, resistência e adaptação às estruturas existentes.
Inicialmente, foram adquiridas 50 unidades que estão instaladas em ruas e avenidas de diferentes zonas da cidade como Jacira Reis (centro-sul), Silves (sul), Timbiras (norte) e Colina do Aleixo (leste).
A Ageman informa que o objetivo é que o modelo sirva de referência para ser adotado futuramente por outros órgãos, como a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus) e concessionárias de serviços de telefonia e internet.
A substituição foi incluída em um TAR (Termo de Ajuste Regulatório) firmado entre a Ageman e a concessionária Águas de Manaus. Pelo acordo, R$ 20 mil — de uma multa de R$ 220 mil aplicada à empresa — foram revertidos para a compra das tampas ecológicas. Segundo o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, o principal benefício da substituição é a inibição dos furtos.
“Esse material utilizado não tem valor comercial, o que certamente vai inibir que sejam furtados e, posteriormente, vendidos como acontece com as tampas de ferro. Dessa forma, a gente consegue reduzir também o impacto da poluição dos igarapés da nossa cidade, já que os resíduos utilizados são aqueles que poluem os córregos da nossa capital”, disse.
De janeiro a maio deste ano, a Águas de Manaus repôs 300 tampas metálicas furtadas ou danificadas. Para o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas, o novo modelo representa uma solução eficiente e responsável. “É um ganho para todos: para o meio ambiente, para a segurança urbana e para a eficiência do nosso serviço”, disse.
Denúncias sobre furtos ou outras irregularidades podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].