
MANAUS – A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quarta-feira (12) a operação RecuperaFone 01. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido em roubos de celulares em Manaus. Dos quatro mandados de prisão, dois foram cumpridos.
Durante operação, um dos alvos, Alan da Silva, de 24 anos, foi preso na zona norte de Manaus. Conforme as investigações, o suspeito utilizava a motocicleta do próprio pai para praticar os roubos.
“Prendemos esse indivíduo chamado Alan, em sua residência, ele estava com celulares e dinheiro, fruto dos roubos que vem praticando na cidade. Com ele também tem um casal, Douglas e Sabrina, eles estão foragidos, mas seguimos com as buscas para encontrá-los”, disse o delegado Bruno Hitotuzi.
A operação tinha quatro alvos suspeitos de integrar o grupo criminoso. O delegado Bruno Hitotuzi explicou que um segundo homem, identificado como Victor Leandro, de 24 anos, foi preso no aeroporto de Curitiba pela Polícia Federal. Os agentes da PF cumpriram um mandado de prisão solicitado pelos investigadores do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares, da Polícia Civil do Amazonas. A prisão foi efetuada no dia 6 de fevereiro.
“O pedido de prisão do Victor foi feito aqui no Amazonas. Estamos em contato com a Polícia Federal para realizar o interrogatório desse indivíduo, que está neste momento preso lá em Curitiba” disse Bruno Hitotuzi, diretor do núcleo.
Além da dupla, o casal Sabrina Santos Soares Leite e Douglas Pimenta da Silva está com mandado de prisão em aberto, mas não foram localizados pela polícia. Informações que possam auxiliar as Forças de Segurança na localização e prisão dos suspeitos podem ser repassadas pelo Disque Denúncia da SSP-AM, o 181. O nome de quem denunciar será mantido em sigilo.
Investigação
Essa foi a primeira operação realizada pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares em 2025. O delegado Bruno Hitotuzi, ressaltou que esse é um trabalho que está apenas começando e outras operações serão realizadas durante o ano.
“É a primeira operação do Nirc de 2025, nós vamos fazer diversas. Para a população eu digo que podem confiar no nosso trabalho, nós estamos a todo vapor para combater os roubos e furtos de celulares e, também, a receptação comercial desses aparelhos” explicou.
Na operação desta quarta-feira, nove telefones celulares foram localizados e apreendidos na casa dos suspeitos, além de R$ 4 mil em espécie e uma motocicleta. A moto, de acordo com as investigações, pertencia ao pai de Alan, que o suspeito utilizava para a prática criminosa.