O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
zmanchete

Susam demite temporários e informa que concursados entram em novembro

3 de novembro de 2016 zmanchete
Compartilhar
Concursados da Susam lutam desde o ano passado pela nomeação dos aprovados em 2014 (Foto: Divulgação)
Concursados da Susam lutam desde o ano passado pela nomeação dos aprovados em 2014 (Foto: Divulgação)

Por Maria Derzi, da Redação

MANAUS – O governo do Amazonas demitiu pelo menos 93 funcionários temporários que prestavam serviços para a Susam (Secretaria de Estado de Saúde) em vários municípios do interior. O secretário de Saúde, Pedro Elias, afirmou que as vagas abertas com as demissões serão ocupadas por aprovados no concurso de 2014, que devem ser chamados ainda na primeira quinzena de novembro.

O titular da pasta disse que as dispensas dos terceirizados é feita em obediência a uma recomendação do TCE  (Tribunal de Conta do Estado do Amazonas). O número de convocados ainda não foi divulgado pelo secretário que não descarta novas demissões de temporários.

“O TCE determina que, para cada concursado que a gente chame, se dispense um temporário. Existe uma decisão judicial. Como o limite prudencial da folha do Estado já atingiu seu máximo, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, a única forma de chamar os concursados agora é dispensando os temporários. O nome já diz são temporários. E, como nós temos esses concursados que legitimamente estão aguardando desde 2014, estamos nessa linha obedecendo o que diz a lei”, disse o secretário Pedro Elias.

Novas demissões

O secretário explicou que ainda não sabe se haverá uma nova lista de funcionários terceirizados demitidos para dar lugar à terceira chamada de aprovados no concurso de 2014. Pedro Elias informou que as demissões de temporários para atender a chamada de concursados da Susam podem ocorrer em outras secretarias.

“A princípio sim, teremos que fazer uma lista de demitidos. Mas, estamos estudando se ainda cabe dentro da folha do Estado como um todo, porque todos sabem que os cortes não podem ser feitos apenas na folha da saúde, tem que ser feito em todos os setores. Estamos vendo a possibilidade de chamar os concursados sem a necessidade de dispensa, mas isso é uma decisão que envolve também a Sead (Secretaria de Administração) e outros órgãos interligados”, afirmou.

Prioridade

Na segunda chamada de concursados, a Susam convocou 1.750 aprovados e ainda neste mês de novembro, deve divulgar a terceira lista para dar posse a mais uma quantidade, dos aprovados no concurso público de 2014.

O secretário indicou que a área de assistência à saúde terá prioridade. Pedro Elias informou que essa questão está sendo discutida com a comissão dos concursados.

“Estamos trabalhando para chamar os concursados, nesta terceira lista, até a primeira quinzena deste mês. Mas, vamos priorizar os aprovados em cargos direcionados à assistência à saúde, ou seja, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais envolvidos com o atendimento do paciente”, disse.

Interior atingido

A maioria dos desligamentos de funcionários da área da Saúde ocorreu nos municípios de Fonte Boa, Codajás, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Boa Vista do Ramos, Coari, Iranduba, Eirunepé, Tapauá, Carauari, Barreirinha, Tefé, Itacoatiara e Envira.

As vagas eram de agentes administrativos, auxiliar de serviços gerais, copeiros, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; médicos, médicos especialistas, vigias, motoristas e assistentes sociais.

Também ocorreram demissões em Manaus, no Hospital 28 de Agosto, Maternidade Ana Braga, policlínicas e Caic´s.

As dispensas foram publicadas no Diário Oficial do Estado e as portarias assinadas antes da eleição municipal. No DOE, as portarias de números 588, 592 e 593 da Susam constam na edição 33395 de 01/ 11/2016 e determinam o encerramento dos contratos dos terceirizados.

Nas publicações, o governo indica estar amparado no diz o artigo 9º da Lei 2607 de 28/06/2000: “O contrato extinguir-se-á: I – pelo óbito do contratado; II – pelo término do prazo contratual; III – por descumprimento de qualquer cláusula contratual pelo contratado, assim considerado, inclusive, o não atingimento, sem justificativa, de meta estabelecida, na hipótese de contratação com base no inciso VIII do artigo 2.º.

Notícias relacionadas

Juiz manda prefeito nomear concursados e proíbe contratação de temporários

Nomeação de concursado é inviável em caso de extinção de cargo, decide STF

Philco, empresa do Polo Industrial de Manaus, demite 800 trabalhadores

STF derruba decisão do TJAM sobre concursados da Polícia Militar

Juiz anula decisão do TCE-AM sobre convocação de aprovados para a PM

Assuntos concursados, demitidos, Susam
administrador 3 de novembro de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
14 Comments
  • Paulo Menezes disse:
    3 de novembro de 2016 às 22:56

    Ainda faltam 1657 terceirizados serem demitidos se forem cumprir essa lógica maluca e demente do Governo do Estado de empurrar com a barriga o enorme contingente de colaboradores.

    Se esse homenzinho pensa que vai conseguir reeleição em 2018 pode colocar as barbas de molho que jamais o povo amazonense votará nele para reeleição vito que é um dos piores governadores que o amazononas ja teve desde os corruptos que depuseram o extinto govenador Fileto Pires no século XIX.

    Responder
    • Daniel Nery disse:
      4 de novembro de 2016 às 11:12

      O mandato atual do Governador José Melo já é de reeleição. Portanto não caberia um terceiro mandato.

      Responder
  • Ester disse:
    4 de novembro de 2016 às 10:35

    Ele so está demitindo mesmo os RETs Regime especial temporarios que nao dao lucros para os bolsos deles, cadê que eles querem demitir os tercerizados que sao contratdos por essas empresas deles mesmo e que recebem milhoes por ano e quem sofre com tudo isso sao so os funcionarios que recebe um miseravel salario ainda o tempo todo atrasado. Cade o MP e o TCE para investigar tudo isso?

    Responder
  • Marta disse:
    4 de novembro de 2016 às 11:54

    Visto que é um absurdo o governador dispensar rets tem que dispensar esses enormes contigentes de tercerizados empresa do próprio o qual se beneficiar cadê Ministério público

    Responder
  • Paula disse:
    4 de novembro de 2016 às 14:07

    Trabalhamos 16 anos pra susam na hora de mandarem embora saimos com uma mão na frente e outra atrás os chefes não disseram nem obrigada

    Responder
  • Coari disse:
    5 de novembro de 2016 às 19:54

    Cai fora demitiu pessoas com mas de 20 anos trabalhando de tivesse mentalidade agiria da Boa forma a área da saúde está é precisando de gente

    Responder
  • Coari disse:
    5 de novembro de 2016 às 19:57

    Só tem essa cara de bondoso terceriza para uma firma fantasma dele mesmo

    Responder
  • junior disse:
    5 de novembro de 2016 às 20:06

    Não são os temporarios que estão consumindo e nem deixando entra os concursados são essa terceirização fraudulenta desse governador…..Com firmas fantasma A SAÚDE ESTA CARENTE PRINCIPALMENTENOS INTERIORES DEIXA O POVO QUE TRABALHAR.VOLTAR EDUARDO BRAGA BRIGUE PELA SAÚDE SOCORRO ESSE HOMEM ESTÁ ACABANDO COM A SAÚDE

    Responder
  • junior disse:
    5 de novembro de 2016 às 20:19

    Só tem essa cara de bondoso terceriza para uma firma fantasma dele mesmo

    Responder
  • Tiago disse:
    5 de novembro de 2016 às 23:29

    Tem é que convocar os concursados e mandar terceiro pegarem o beco, pq não fizeram o concurso em 2014????

    Se acomodaram tá aí acho é bom

    Responder
  • Ingrid disse:
    7 de novembro de 2016 às 13:55

    Porque o MP e TCE não se importam com os concursados da Seduc 2014 tanto qto os da Susam 2014?

    Será q é porque os prejudicados são pobres professores e merendeiros, enquanto os da Susam são medicos de familias riquissimas.

    Responder
  • João Barreto disse:
    8 de novembro de 2016 às 18:51

    Na verdade todo esse ambiente de controvérsias, se instalou devido a erros sucessivos de governanças que não cumpriram as leis para egresso em cargos públicos, logo ocasionando injustiças de ambas as partes tanto os que dedicaram uma vida toda ao serviço público quanto aos que se empenharam para serem aprovados no certame.

    Responder
  • Graça p brandao disse:
    21 de novembro de 2016 às 15:01

    Cadê a lista dos concursados que o secretario de saúde informou que faria ainda ma primeira qujnzena de novembro. Abafaram o caso?

    Responder
  • José Carlos M. Lopes disse:
    29 de janeiro de 2017 às 20:22

    Economiza-se muito pouco demitindo servidores temporários enquanto o governo mantem contratos de milhões com a terceirização. empresas essas que não comprime os contratos, não pagam seus funcionários, não repassam os encargos sociais e ainda deixam dividas para o estado pagar

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Decisão determina substituição de temporários por concursados em 30 dias, conforme classificação (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Dia a Dia

Juiz manda prefeito nomear concursados e proíbe contratação de temporários

30 de abril de 2026
Concurso do Ministério Púbico do Amazonas (Foto: MP-AM/Divulgação)
Dia a Dia

Nomeação de concursado é inviável em caso de extinção de cargo, decide STF

20 de outubro de 2025
Philco em Manaus
Economia

Philco, empresa do Polo Industrial de Manaus, demite 800 trabalhadores

15 de julho de 2025
Dia a Dia

STF derruba decisão do TJAM sobre concursados da Polícia Militar

2 de julho de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?